Mais quatro bairros são beneficiados pelo Programa Pavimenta Timbó

0
340

O Programa Pavimenta Timbó continua beneficiando diversas famílias e entregou, nas ultimas semanas, mais quatro ruas pavimentadas. Trata-se das ruas Carlos Gomes, no Bairro Fritz Lorenz, Fraiburgo (trecho 1), na Vila Germer e Jordânia, no Bairro das Nações, todas três, pelo sistema de mutirão. No Centro, foi recém-finalizada a obra de asfaltamento da Avenida Sete de Setembro. E até a metade da semana que vem a Rua Apucarana (trecho 1), no Bairro das Capitais, terá sua obra de pavimentação asfáltica concluída. 

Desde o lançamento do programa, em maio do ano passado, já foram pavimentadas 28 ruas. Até 2020 a meta da Prefeitura de Timbó é pavimentar 100 ruas. Segundo o prefeito Jorge Kruger, até o fim deste ano, 40 ruas devem receber pavimentação, outras 25 ruas em 2019 e mais 35 ruas em 2020, cumprindo a meta estabelecida.

Outras ruas estão com as obras de pavimentação em andamento. Entre elas a Apucarana, Fraiburgo (trecho 2), Piauí (trecho 2), Angola, Imbuia, México, Suécia (trecho 2), Caroba e General Osório. Porém, o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agrícola, Darcízio Bona, explica que muitas dessas ruas têm as obras paralisadas por causa da logística dos serviços. “Se encontramos dificuldade com o solo, tubulação, rede de água e estrutura da via, precisamos paralisar por um tempo e iniciar em outros canteiros de obras, caso contrário, atrasaríamos muito os serviços”. Mas o secretário pede paciência à comunidade, porque segundo ele, são obras externas e necessitam de cautela. 

O prefeito Jorge Kruger lembra que a cidade tem seus projetos de infraestrutura baseados em modernidade e segurança, e o processo de pavimentação está inserido nesse contexto. “É difícil para muitas pessoas, eu sei, encarar a realidade de receber pavimentação asfáltica em cima do paralelepípedo, por exemplo, mas é um processo natural de modernização. Também já temos estatísticas anteriormente divulgadas, realizadas junto aos órgãos de segurança, que a pavimentação asfáltica torna o trânsito mais seguro pela frenagem mais abrasiva, visualização e conforto. E essa combinação já reduziu em 70% os acidentes com vítimas fatais”, salientou Kruger.

O prefeito também destacou que o Programa Pavimenta Timbó está inserido no conjunto de obras do Complexo Viário Roland Muller, iniciado ainda no governo do ex-prefeito Laércio Schuster Júnior, que planejou essas pavimentações e o crescimento da cidade para os próximos 30 anos. “Através do Programa Pavimenta Timbó oferecemos uma pavimentação com preços mais baixos e condições mais acessíveis, numa parceria entre comunidade e Prefeitura”. Jorge Kruger também lembrou que todos os bairros estão sendo beneficiados: “as famílias com mais qualidade de vida e segurança no trânsito e a cidade com melhor mobilidade urbana e embelezamento”.

Sobre as pavimentações nos principais corredores de serviço da cidade, que já tiveram início com a Sete de Setembro e a General Osócio, o prefeito Jorge Kruger lembrou que todas elas já têm recursos garantidos pelo BADESC, no valor de cerca de R$ 4 milhões. Deste pacote ainda serão pavimentadas as ruas Belém, trecho da Rua São Paulo, Aristiliano Ramos, General Osório, Bolívia, Honduras, trecho da Germano Brandes Sênior, Marechal Deodoro da Fonseca e Nereu Ramos.

O secretário de Planejamento, Trânsito, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Moacyr Cristofolini Júnior, disse que essas pavimentações dos corredores são passíveis de receber mais tarde tubulação de esgotamento sanitário pelas suas calçadas, sem precisar mexer no asfalto. “Já é comum essa prática em outros municípios e temos essa possibilidade no futuro sim, já que as calçadas estão sendo construídas com paver (lajotinha)”. O secretário destacou ainda que uma obra de modernização e segurança como são as pavimentações asfálticas não pode ficar paralisada por causa de uma obra de subsolo que ainda não tem previsão de iniciar. “Estaríamos indo contra o crescimento natural da cidade”. 

 

PROGRAMA PAVIMENTA TIMBÓ

 

Ruas já pavimentadas por mutirão:

Rodeio (trecho 3)

Faxinal dos Guedes

Água Doce 

Itajaí 

Dr. Pedrinho

Expedicionário Pedro João Silva

Piratininga

Caçador

Criciúma (trecho 1)

Augusto Maas

Saudades (trecho 3)

Emílio Jurk (trecho 3)

Eugen Fouguet (trecho 3)

Índia (trecho 3)

Botuverá (trecho 3)

Inglaterra (trecho 2)

Jordânia

Fraiburgo (trecho 1)

Carlos Gomes

Saudades

Áustria (trecho 1)

 

Ruas por mutirão – locais onde a Secretária de Obras está trabalhando (essas obras podem estar paradas em algum momento devido à estratégia de serviços dentro da secretaria):

Apucarana

Fraiburgo (trecho 2)

Piauí (trecho 2)

Angola

Imbuia

México

Suécia (trecho 2)

Caroba

 

Ruas por mutirão – na fase de documentação:

Taió

Frederico Schumann

Palmas

Santos Domont

Cecília Reguse

Alasca

Turquia

Áustria (trecho 2 – parte de cima)

Argélia

Bulgária

Wilhelm Mike 

São Leopoldo (beco)

Caroba

Diamantina

Palotina

Alfredo Girardi

 

Ruas já pavimentadas por Convênio (Corredores de Serviço):

Avenida Sete de Setembro (trecho 2)

Rua Subida do Morro Azul: quatro trechos já pavimentados, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente;

Rua Reinhold Schlei: rua do cemitério do Bairro Araponguinhas – obra entregue;

Rua Dona Clara: trecho 1 – até a entrada da Associação de Moradores – em andamento;

 

Ruas com obras em andamento e na fase de documentação por Convênio (Corredores de Serviço)

Rua General Osório: trecho 1 – descida da ponte.

Rua Honduras

Rua Germano Brandes Sênior (trecho 1)

Rua Bolívia

Rua Nereu Ramos

Rua Aristiliano Ramos

Rua Belém  

São Paulo (trecho 1 – parte de baixo)

 

Assessoria de Comunicação

Foto: Sócrates Prado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here