Programa Pavimenta Timbó reflete na redução do número de vítimas fatais no trânsito

Dados do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran de Timbó, coletados e cruzados com números dos órgãos de Segurança Pública (Delegacia de Polícia, Bombeiros e Polícia Militar) indicam que nos últimos anos houve uma redução de 73% no número de mortes no trânsito no município de Timbó. Ou seja, até 2010/2011 a média era de 10 mortes por ano, agora são menos de três.

Sobre esses números o vice-prefeito e também secretário interino de Planejamento do município de Timbó, Marcelo Luiz Ferrari, afirmou que o programa Pavimenta Timbó tem seu apelo. “Isto é muito importante, como uma pavimentação pode não somente trazer mais qualidade de vida para as nossas famílias, com menos lama e poeira na frente das casas, mas também reduzir o número de vítimas fatais no trânsito”.

Segundo o secretário a explicação é simples. “Com a pavimentação das vias é melhorada também a qualidade das calçadas e dos acostamentos. E isso proporciona mais visibilidade daquilo que acontece à frente de motoristas, ciclistas e pedestres”.

Mais ruas pavimentadas

Na última quinzena de fevereiro a Prefeitura de Timbó, por meio da Secretaria de Obras, entregou mais quatro ruas pavimentadas em diversos bairros. A Rua Saudades (trecho 4), no Bairro Quintino, esquina com a rua Botuverá, a própria Rua Botuverá; a Rua Inglaterra (trecho3), no Bairro das Nações e a Rua Eugen Fouguet, na Vila Germer. Já em fase de conclusão estão as ruas Índia, no Bairro das Nações e Augusto Maas, na Vila Germer.

Segundo o prefeito Jorge Kruger, o Programa Pavimenta Timbó está avançando dentro do planejado. “Desde o lançamento do programa, no final do mês de maio do ano passado já pavimentamos aproximadamente 21 ruas e em 2018 está previsto pavimentarmos cerca de mais 25 ruas no total, em diversos bairros”, afirmou.

Com relação à meta de pavimentar 100 ruas até o fim de seu mandato, o prefeito explicou como isso está planejado. “A meta é pavimentar outras 25 ruas em 2019 e mais 35 ruas em 2020, cumprindo a meta estabelecida”, disse.

Jorge Kruger também frisou que todos no município são beneficiados com o Programa Pavimenta Timbó. “As famílias, com mais qualidade de vida a preços mais baratos e a cidade com melhor mobilidade urbana e mais segurança no trânsito”.

Sobre as reperfilagens, programadas para acontecer nos principais corredores de serviço da cidade, o prefeito Jorge Kruger lembrou que elas já têm recursos garantidos pelo Badesc, no valor de cerca de R$ 4 milhões.

Ruas já pavimentadas por mutirão:

Rodeio (trecho 3)

Faxinal dos Guedes

Água Doce

Itajaí

Dr. Pedrinho

Expedicionário Pedro João Silva

Piratininga

Caçador

Criciúma

Saudades (trecho 3)

Saudades (trecho 4)

Inglaterra (trecho3) – recém terminada

Eugen Fouguet (trecho3)

Botuverá (trecho2)

Índia – termina dia 6 março

Ruas por mutirão – locais onde a Secretária de Obras está trabalhando:

Augusto Maas

Emílio Jurk (trecho 3)

Carlos Gomes

Angola – inicia semana que vem dia 6 março

Ruas por mutirão – na fase de documentação:

Suécia (trecho final)

Áustria (Líbano até a Oscar Piske)

México

Jordânia

Diamantina

Piauí

Imbuia (trecho 1)

Apucarana (trecho 1)

Fraiburgo

Alagoas com Sergipe

Alasca (lado do Rio)

Ruas por mutirão – na fase de reuniões:

Bulgária

Argélia

Turquia

Ruas por Convênio (situação):

Rua Subida do Morro Azul: quatro trechos, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente – obra concluída;

Rua Reinhold Schlei: rua do cemitério do Bairro Araponguinhas – obra concluída;

Rua Dona Clara: trecho 1 – até a entrada da Associação de Moradores – aguardando início dos trabalhos;

Avenida 7 de Setembro – aguardando início dos trabalhos;

Rua Honduras: do laboratório de Análises Clínicas até o entroncamento com a Gel. Osório, passando pela Germano Brandes Sênior – aguardando início dos trabalhos;

Rua Germano Brandes Sênior: até defronte ao Hospital Oase- aguardando início dos trabalhos;

Rua General Osório: trecho 1 (descida da ponte) – aguardando início dos trabalhos.

Fotos: Sócrates Prado