Ontem, terça-feira (30), a Prefeitura de Timbó deu início a mais uma obra que vai trazer tranquilidade para as famílias que moram principalmente nas partes mais baixas da região que é cortada pela Rua Aristiliano Ramos, no Bairro das Capitais. De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Timbó, Moacyr Cristofolini, serão realizadas a drenagem e a melhoria do solo em toda a extensão da Aristiliano Ramos, para depois ser asfaltado cerca de 1.700 metros da via, do início da rodovia para Rio dos Cedros até a Rua Campinas.

O secretário considerada a obra uma macrodrenagem. “Não vamos, apenas, substituir os tubos antigos por novos. Serão usados tubos de 40 centímetros de diâmetro a 1,2 metros. Em determinados trechos daquela região uma galeria passará pelo subsolo”, destacou. Serão investidos pouco mais de R$ 558 mil nessa obra, mais cerca de R$ 140 mil pelo Samae para a nova adutora.

O prefeito Jorge Kruger disse que a obra é mais uma etapa importante do programa Pavimenta Timbó, que prevê a melhoria na infraestrutura das estradas da cidade. “A melhoria na infraestrutura urbana passa pela modernização dos principais corredores de serviço da cidade e também pelo programa de Pavimentação por Mutirão, que beneficia famílias de todos os bairros da cidade, onde já entregamos mais de 50 ruas”.

O prefeito destacou ainda que a drenagem pluvial da Rua Aristiliano Ramos é uma reivindicação antiga daquela comunidade. “Essa drenagem da Aristiliano Ramos, de proporções maiores, será muito importante pois ela vai acabar com os problemas de alagamentos em pontos mais baixos da via, quando éramos atingidos por alguma enxurrada”.

A empresa Terrabase Terraplanagem Ltda, responsável pela drenagem da Aristiliano Ramos, estipulou um prazo de cerca de 40 dias pra entregar essa primeira etapa da obra. Posteriormente, a pista será asfaltada desde o início da rodovia para Rio dos Cedros até a Rua Campinas, num total de pouco mais de 1,7 quilômetros, pela empresa Paviplan, vencedora da licitação para o asfaltamento.

O prefeito Jorge Kruger lembrou ainda que entre os principais corredores de serviço falta executar, além da Aristiliano Ramos a Rua São Paulo, a Rua Belém, ambas no Bairro das Capitais e a Rua Carajás, no Bairro Araponguinhas, todas, inclusive, com recursos já garantidos e projetos aprovados, e com previsão de início das obras nos próximos meses.

Neste pacote de modernização da infraestrutura da cidade, com a pavimentação asfáltica dos principais corredores de serviço com ciclovia, estacionamento e sinalização vertical e horizontal a Prefeitura de Timbó já entregou à população timboense as obras da Avenida Sete de Setembro, da Rua General Osório, Rua Germano Brandes Sênior (trecho 1), Honduras, Bolívia, Nereu Ramos, da Rua sentido ao topo do Morro Azul (quatro trechos pavimentados); Rua Reinhold Schlei (rua do cemitério do Bairro Araponguinhas) e da Rua Dona Clara (trecho 1 até a entrada da Associação de Moradores).

Foto: Waldemar Neto