Nesta semana iniciou a primeira etapa da revitalização do Jardim Botânico, um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados de Timbó. Uma série de novidades vão surgir, através de projetos elaborados pelo Departamento de Turismo em parceria com a Secretaria de Planejamento.

A primeira etapa, que está sendo executada pela Empreiteira de Mão de Obra, vencedora do processo de licitação, é a revitalização da ponte de madeira roliça, que vai receber ampliação e adequação em sua estrutura. É por esse motivo que há tapumes com chapa de madeira ao redor desse espaço, visando a segurança de quem utiliza o parque enquanto as obras acontecem

Esse cenário será fundo de uma grande novidade que estará sendo instalada em breve, onde as pessoas vão poder registrar sua visita. O projeto também inclui a construção de churrasqueiras e de um novo banheiro central com acessibilidade e contará também com fraldário.

É comum presenciar famílias encantadas com o piquenique ao ar livre ou roda de amigos ao som do violão. Pensando nisso, será criado um outro espaço do Jardim Botânico que receberá novidades, onde em breve serão instaladas as mesas de piquenique e outro onde as pessoas vão encontrar lareiras no chão. Um jato d’água também será instalado em uma das lagoas já existentes e, na outra, haverá os pedalinhos

Mas as ações não param por aí! A concessão de um espaço exclusivo será transformada em uma cafeteria. Já o quiosque que existe dentro do Jardim Botânico irá virar uma loja de souvenirs. “O Restaurante continua onde já está, sendo mais um atrativo para os visitantes. Todo o parque irá receber sinalização adequada, identificação das plantas, bancos e lixeiras padronizados, tratador de aves e, também, um balanço com pergolado”, explica a gestora de Turismo da cidade, Cíntia Mara Panini.

Hoje, já estão instalados dentro dos 25 mil metros quadrados de área do Jardim Botânico o Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Horto Florestal e o Parque Eco do Avencal, que está em fase de finalização

“Acho importante esclarecer que tudo isso será inserido em espaço já existentes, que vão ser revitalizados com madeira e ferro, por exemplo, trazendo um ar mais rústico para casar com o que o Jardim Botânico representa”, destaca a gestora.

Para Cíntia, o principal fator que norteia todos os projetos e obras dentro do local é manter a essência do Jardim Botânico, que é a ligação com o meio ambiente, fauna e flora. “É aqui o lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo e relaxar. Queremos transformar o Jardim Botânico no que ele realmente é, inserindo opções de entretenimento que enriqueçam ainda mais tudo que a natureza já proporciona nesse lindo local que é considerado, por muitos turistas e visitantes, o mais belo parque existente na região”, frisa.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Rodrigo Becker

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here