Policlínica fará plantão de vacinas durante as férias

0
928

O aumento das temperaturas traz consigo a maior incidência de insetos e, principalmente, mosquitos. Como consequência, períodos de calor são historicamente mais propensos aos surtos de doenças como a febre amarela, transmitida pelos mosquitos das espécies haemagogue e sapethes. Em Timbó, a Policlínica de Referências estará atendendo em regime de plantão com aplicação de vacinas entre os dias 17 de dezembro de 2018 e 15 de janeiro de 2019, nos dias úteis, das 07h às 13h.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Grasiele Campregher, explica que a campanha de vacinação da febre amarela aconteceu no município de Timbó em outubro, com 10.431 doses aplicadas até o momento, e que desde novembro a vacina passou a ser obrigatória para pessoas entre 09 meses a menores de 60 anos em todo o Brasil. “Esta semana foi localizado um bugio morto com suspeita de febre amarela aqui no município. Isso acende um alerta, pois os primatas, embora não transmitam a doença, são os primeiros a adoecer quando o vírus está circulando”.

O macaco foi encontrado no Parque Jardim Botânico com o rabo chamuscado, o que indica um choque elétrico, porém, amostras das vísceras do animal foram enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Os resultados dos exames que comprovarão se o bugio estava infectado com o vírus da febre amarela devem ficar prontos em um prazo de até 60 dias. “É importante que toda a população de Timbó esteja vacinada e protegida contra a doença, usando repelente em áreas próximas a mata”, acrescentou Grasiele.

A vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível em todas as Unidades de Saúde de Timbó até sexta-feira, dia 14, e na Policlínica de Referências de Timbó entre os dias 17 de dezembro e 15 de janeiro.  Portadores de doenças crônicas e maiores de 60 anos devem consultar a equipe médica antes de receber a dose, que não é indicada para gestantes, mães lactantes e crianças menores de seis meses de idade. É indispensável a apresentação da caderneta de vacinação.

Assessoria de Comunicação

Arte: Divulgação/PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here