Conferência de assistência social em Timbó discute diretrizes de gestão e financiamento do SUAS

Na última quarta-feira (11) aconteceu a XI Conferência de Assistência Social na Câmara de Vereadores de Timbó. A conferência teve como objetivo elaborar propostas de diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para serem levadas para a XII Conferência Estadual de Assistência Social em Santa Catarina.

Esta edição da Conferência Municipal de Assistência Social teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social” e foi organizada em três eixos: assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado, política pública tem que ter financiamento púbico e a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

Para Rubia Graziele Tomasoni, presidente Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência foi muito importante pois foi possível discutir a política de assistência social como forma de política pública de direito. “Não é um favor que a gente está fazendo para as pessoas, a gente está fazendo com que elas tenham direito de acessar essas políticas públicas”.

Estavam presentes na conferencia representantes do fórum, trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que participam da política de assistência social.

Foto: Waldemar Neto