Mamógrafo chega e começa a ser instalado na Policlínica

Na tarde desta sexta-feira (20) a Prefeitura de Timbó recebeu o mamógrafo digital de última geração. Ele já começou a ser instalado na Policlínica de Referência, no Centro e vai atender as pacientes do SUS.

Segundo o secretário de Saúde, João Alfredo Berri, com seu funcionamento será possível acabar com a fila de espera no município. Além disso, as pacientes não precisarão mais sair da cidade para realizar o exame. “Tudo no setor público é mais lento, mas finalmente ele chegou e vamos colocá-lo para funcionar o mais rápido possível. A previsão é que em outubro ele comece a operar”. A Prefeitura de Timbó já conseguiu, também, junto ao Governo do Estado, todas as liberações médicas, como o software de telemedicina para os exames de mamografia.

Segundo o prefeito Jorge Kruger o mamógrafo foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 600 mil. “Nossa política austera na aplicação dos recursos e fiscal, bem como as reformas administrativas para corte de servidores comissionados que foram feitas (uma terceira está em avaliação na Câmara) nos possibilitaram economizar para aplicar melhor o dinheiro arrecadado com os impostos do nosso trabalhador”.

O prefeito lembrou ainda do trabalho importante desempenhado pelas mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer e disse que o ‘Outubro Rosa’ deste terá mais um motivo importante para comemorar. “Sem dúvida este aparelho irá acelerar os exames, aumentando a chance de salvar a vida das mulheres”.

Jorge Kruger disse ainda que no mês de outubro chega uma ambulância nova, adquirida também com recursos próprios da Prefeitura, no valor de R$ 139,5 mil; em novembro chega um aparelho novo de ultrassom (a Policlínica já tem um e os dois irão aumentar o volume dos exames) no valor de  R$ 125 mil, de uma emenda parlamentar do senador Esperidião Amim (PP) e do ex-senador, hoje secretário na Casa Civil do governo Bolsonaro, Paulo Bauer (PSDB) e mais R$ 155 mil em equipamentos, também com recursos próprios da Prefeitura, para a Secretaria Municipal de Saúde, sendo 01 câmara para armazenar vacinas, 24 Balanças, 17 antropômetros, 20 fitas antropométricas, 14 ares-condicionados, 07 computadores, 01 projetor, 02 cadeiras de rodas para obeso, 20 longarina, 06 bebedouros, 06 armários, 05 estantes, 09 detectores fetais e 10 televisões.