Vigilância Epidemiológica de Timbó alerta população para se vacinar contra a Febre Amarela

0
843

A Secretaria de Saúde de Timbó, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta a população para que ela se dirija às Unidades de Saúde da Família para tomar a vacina contra a febre amarela. Mais de 7 mil pessoas ainda não tomaram a vacina em Timbó.

O alerta foi dado depois que a Vigilância Epidemiológica do Estado disse, esta semana, que a região do Médio Vale está numa área “vermelha”, ou seja, onde o vírus está circulando. Portanto, pessoas a partir dos 9 meses de idade até 60 anos devem se vacinar. Idosos e doentes crônicas precisam de liberação médica para tomar a vacina.

De acordo com a enfermeira Michelle Tamara Zilse Stolfi, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Timbó, a partir de segunda-feira as agentes de saúde farão um mutirão para visitar as famílias após o horário de expediente e também nos finais de semana. “Nessas visitas as agentes de saúde farão um questionário para identificar quem ainda não tomou a vacina. E elas poderão determinar o melhor horário para se fazer a visita, já que as regiões da cidade têm realidades diferentes e cada agente conhece de perto a sua”.

A enfermeira também pede às famílias que moram nas áreas rurais da cidade para que se avistarem algum macaco morto, devem manter contato urgente com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3380-7200, ramal 7.

Sarampo

 Michelle lembra ainda que o sarampo está novamente fazendo vítimas na região. Por isso, neste momento de alerta, crianças a partir de 6 meses até 11 meses e 29 dias precisam tomar a dose “zero”. A partir de 01 ano de idade, todos devem ser vacinados. “Por isso, crianças e adultos devem procurar as Unidades de Saúde para atualizarem suas vacinas”.

Assessoria de Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here