Município é um dos pioneiros no país a conquistar a certificação de qualidade que visa otimizar processos e melhoria na qualidade dos serviços prestados. Processo aconteceu através do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC.

Na última sexta-feira (26), a prefeitura de Timbó recebeu um importante reconhecimento relacionado à gestão do município. Foi certificada pela ISO 9001, versão 2015, no escopo de “Serviços de Licitações e Compras Públicas”, área em que o município é referência nacional.

Trata-se de um sistema de gestão que visa garantir otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento das atividades, mantendo a qualidade dos serviços prestados. A secretária de Fazenda e Administração da Prefeitura de Timbó, Maria Angélica Faggiani, disse que “conquistar a certificação isso 9001 representa o reconhecimento do excelente trabalho executado junto ao setor de licitações. Trabalho que é baseado no princípio da ética, da legalidade, da transparência que já são características dessa administração municipal”.

A conquista, de acordo com o prefeito, Jorge Kruger, veio após a realização de um longo trabalho realizado entre os servidores das áreas envolvidas e consultoria especializada, aplicada pelo programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC.

“Nesta semana a prefeitura de Timbó passou por auditoria, que verificou o enquadramento dos processos de compras e licitações dentro das normas da ISO 9001. Este trabalho é fundamental para garantir mais qualidade e transparência ao serviço, que passará por melhorias contínuas, visando cada vez mais qualidade do serviço para o cidadão”, diz.

O processo de ajustes iniciou em 2019, através do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da ISO, que funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.

De acordo com Silvia Saul, Agente de Desenvolvimento de Timbó e uma das responsáveis pela implementação da ISO 9001, junto com o consultor do Sebrae/SC, Emerson Maas, o trabalho proporcionou uma série de melhorias na rotina da gestão pública. “Identificamos algumas ações que poderiam ser otimizadas e também a padronização de processos, tornando o serviço de compras públicas mais eficaz e transparente. A partir de agora vamos seguir trabalhando para que a certificação destaque ainda mais nosso desejo de tornar o poder municipal um canal eficiente de serviços para a comunidade” diz.

Sobre a ISO 9001

A certificação de qualidade faz parte de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça.  Tem o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, e é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer organização, pública ou privada.  É a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Por: Sabrina Hofmann e Sócrates Prado

Foto: Sócrates Prado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here