Na noite dessa quinta-feira, 16 de julho, a Prefeitura de Timbó realizou mais uma fiscalização intensiva em bares e restaurantes do município, tendo como finalidade verificar se estão sendo cumpridas as determinações do Ministério da Saúde e do Decreto Municipal de Timbó no combate à Covid-19, que são o uso de máscara, álcool em gel 70% à disposição e distanciamento de no mínimo 1,5 metro. Estiveram à frente dessa ação o Procon, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Um dos estabelecimentos fiscalizados foi da empresária Elenir Fátima da Silva, de 48 anos. Segundo ela, que tem seu bar há dois anos, há dificuldade em fazer as pessoas entenderam a gravidade da situação. “Acho muito importante essa ação da Prefeitura! Às vezes a gente pede pra pessoa usar máscara e ela quer nos enfrentar. Aqui só entra quem seguir as regras. A gente depende do freguês, mas também precisa ver o bem de todo mundo né? É minha responsabilidade garantir esse cuidado aqui”, diz.

A mesma opinião é compartilhada por Ana Luiza do Valle, que tem uma lanchonete. “As pessoas vêm buscar seus pedidos e insistem em entrar sem máscara! Claro que não deixamos, mas acaba gerando uma situação desconfortável. Felizmente há os clientes que entendem e respeitam a situação, mas quando isso não acontece fica bem complicada a situação. É bom ver o poder público nos apoiando nessas fiscalizações”, desabafa.

Segundo o coordenador do Procon, Osvaldo Brodwolf, as principais reclamações dos comerciantes foi com relação ao desrespeito de alguns clientes. “Chegamos em um lugar e vimos que havia aglomeração em uma mesa. Orientamos tanto o proprietário do local quanto as pessoas que estavam ali que isso não pode acontecer de forma alguma, independentemente de ser ou não pessoas da mesma família. Devido a isso, o estabelecimento foi notificado”, explica.

Em todas as fiscalizações foram entregues cartazes sobre higienização respiratória, bem como um panfleto indicando as orientações na prevenção e combate ao Coronavírus. O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Carlos Bras Busarello, destaca que a finalidade era com relação às medidas preventivas, mas, alvarás também foram verificados.

“Parece que são apenas detalhes, mas são eles que garantem que um local permaneça aberto e que as pessoas estejam seguras. Acredito que tivemos um resultado bem positivo no primeiro dia dessa nova rodada de fiscalizações. Na maioria dos locais as pessoas usavam máscara, tinham álcool em gel e o distanciamento estava sendo respeitando. Aqueles estavam usando a máscara de forma incorreta foram orientados que é preciso cobrir boca, nariz e queixo, caso contrário, a máscara perde totalmente a eficiência”, destaca.

Para o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, o momento é delicado e todos os esforços do poder público estão sendo feitos. Ontem à noite mais uma fiscalização foi realizada, desta vez em bares e restaurantes do município. “As ações de fiscalização e conscientização no município acontecem desde o início da pandemia. Os casos estão aumentando e dois óbitos já foram registrados em nossa cidade. A conscientização de todos é uma urgência”, frisa o secretário. No decorrer dos próximos dias outras ações semelhantes serão realizadas em diversos pontos do município.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT