Timbó conclui diagnóstico de sistemas locais de tratamento de esgoto

A Prefeitura de Timbó e o Samae concluíram o diagnóstico do número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da implantação do sistema de tratamento individual de esgoto, composto por tanque séptico e filtro anaeróbio, mais conhecido como fossa e filtro. A pesquisa, desenvolvida em conjunto com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), foi realizada em domicílios do município de Timbó, onde os cidadãos também foram orientados sobre a necessidade da limpeza periódica do sistema.

Os resultados das pesquisas, feitas em vários municípios da região, foram apresentados aos prefeitos e técnicos municipais na manhã do dia 28 de junho, na sede da Ammvi, em Blumenau. Segundo a entidade, este é um trabalho inédito no Brasil e que traz um diagnóstico a partir de informações primárias para que a gestão municipal possa propor políticas públicas adequadas.

De acordo com o resultado final deste diagnóstico, em Timbó pelo menos 79% das residências possuem tanque séptico (fossa) e, no mínimo, 62% possuem filtro anaeróbio (filtro). Entretanto, apenas 39% da população realiza a limpeza e a manutenção destes sistemas, a qual deve ser feita em períodos inferiores a 18 meses.

Outra questão de grande impacto foi a importância que o cidadão atribui ao tratamento do esgoto, onde 92% dos timboenses entrevistados responderam de forma positiva, indicando que tratar o esgoto é uma ação importante. Apesar de a população reconhecer a importância do tratamento do esgoto, apenas 47% das pessoas que responderam à pesquisa estariam dispostas a pagar pelo serviço.

O diagnóstico levantou ainda diversas outras informações importantes para que técnicos, gestores e legisladores do município possam propor ações e medidas na área de esgotamento sanitário. Neste sentido, já foram iniciados os estudos para viabilizar a prestação dos serviços de regularização, manutenção e limpeza de sistemas individuais de tratamento de esgoto, além de campanhas educativas que visam a conscientização da população.

Campanha

Desde 2015, Timbó vem promovendo, com o apoio da Ammvi e do Ministério Público de Santa Catarina, a campanha “Água limpa só com esgoto tratado. Quem previne, preserva”. Esta campanha já foi promovida durante o levantamento das informações para o diagnóstico e prosseguirá junto às ações que virão a partir deste estudo.

A iniciativa faz parte do trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido pela Ammvi e será incorporada também ao Plano Municipal de Saneamento Básico de Timbó.