Timbó dá início à revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Timbó e o Samae estão desenvolvendo a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB. De acordo com o Coordenador do Setor Técnico do Samae, Rodrigo Catafesta Francisco, o PMSB é um instrumento de planejamento que orienta as ações de saneamento básico no município quanto ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e gestão de resíduos sólidos, e que deve ser revisto periodicamente. “Timbó teve o seu PMSB publicado em 2012 e esta revisão tem o objetivo de adequar o município às diretrizes impostas pela Lei Federal 11.445/07”, completou.

A revisão do PMSB está sendo realizada pela empresa Life Ambiental Engenharia e Consultoria, vencedora do Edital de Licitação n° 01/2018 SAMAE, e leva em conta as mudanças na população, economia, e hábitos do município.

Etapas dos Trabalhos

O processo de revisão do PMSB é dividido em oito etapas, sendo a principal delas o diagnóstico. “Na fase do diagnóstico, basicamente, a gente entende e caracteriza o que já existe se tratando de saneamento básico no município, e faz uma análise crítica considerando o que é bom e o que é ruim”, explicou Fabrício Jacques Vieira, diretor técnico da Life Ambiental.  Vieira explica que o PMSB encontra-se justamente na etapa do diagnóstico, que irá embasar os custos futuros relacionados ao plano.

Os resultados do diagnóstico serão apresentados à comunidade durante Audiência Pública, no dia 16 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal de Timbó. “Fica desde já nosso convite para que todos participem desta Audiência, que é uma oportunidade, inclusive, de a população sugerir melhorias durante o processo de revisão do plano”, destacou Rodrigo.

Todas as informações sobre o PMSB, inclusive espaço para sugestões e downloads, estão disponíveis no site: https://pmsbtimbo.wixsite.com/pmsb