O Samae de Timbó assinou ontem, dia 15, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Jorge Kruger, contrato de prestação de serviço com a empresa Terrabase Terraplenagem, para implantação da maior adutora de água potável já realizada na cidade. Essa nova adutora irá melhorar o abastecimento e a qualidade na distribuição de água em toda cidade.

De acordo com o diretor de manutenção do Samae, Diego Zatelli, serão implantados 500 metros de tubos de PVC de 350 milímetros, desde a Estação de Tratamento de Água, localizada na Rua Rio de Janeiro, até a Rua Aristiliano Ramos. Posteriormente, serão instalados mais 310 metros de tubos de 300 milímetros e outros 20 metros de tubos de 250 milímetros e 850 metros de tubos de 50 mm.

Diego explica que a tubulação de 350 milímetros vai substituir duas outras antiga, de ferro, de 250 milímetros, que passavam pela região. De acordo com o presidente do Samae, Waldemar Gebauer, a nova adutora vai melhorar a vazão e a qualidade da água. “O cano de PVC gera menos atrito com a água e não enferruja, desta forma a nova adutora dobrará a vazão de abastecimento e melhorará a qualidade de água fornecida pelo Samae”.

A obra para a implantação dessa nova adutora tem previsão de iniciar na semana que vem, no dia 24. Ela terá um custo total de R$ 651,4 mil, com recursos próprios do Samae. Para o prefeito Jorge Kruger, investir no abastecimento de água é investir na qualidade de vida das famílias de Timbó. “O Samae vem ao longo dos últimos anos investindo pesado na qualidade da nossa água, com ampliação na captação, tratamento e produção”, lembrou.

Ainda segundo o diretor Zatelli, durante o período da obra de implantação da nova adutora, que deve levar pelo menos 45 dias, será necessário realizar algumas interrupções no fornecimento de água potável. “Pedimos para que a população tenha um pouco de compreensão, mantendo um nível razoável de consumo de água, bem como a sua caixa d’água sempre em dia”.

Foto: Waldemar Neto