Prefeitura de Timbó e Rotary Club realizam ações para promover a campanha “Novembro Azul”

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Rotary Club de Timbó estarão promovendo a Campanha do Novembro Azul, realizando atividades e orientações relacionadas à saúde do homem. No ano passado a Campanha teve a sífilis como tema, e teve uma ótima repercussão. Neste ano o tema da campanha será “Você não sabe, mas pode ter pego Hepatite.”
A Hepatite Viral é uma doença de notificação compulsória, de 2007 até 2016, foram confirmados 80 casos, sendo 45 do sexo masculino. Neste período foram realizados 26 tratamentos gratuitamente.
No dia 31 de outubro, na Câmara de Vereadores de Timbó, foi realizada uma reunião com as Agentes Comunitárias de Saúde, Rotary Club e Vigilância Epidemiológica para apresentação do material informativo que está sendo utilizado durante a Campanha.
Durante o mês de novembro as Agentes Comunitárias de Saúde irão distribuir um folder específico para a Campanha do Novembro Azul. O folder traz explicações importantes sobre a Hepatite, como as formas de transmissão, de diagnóstico e de prevenção. Irá acompanhar o folder um preservativo masculino.
É importante nesse período de Campanha ofertar a vacina contra a Hepatite B para todos os homens em qualquer idade, e também o preservativo masculino. E para os pacientes que tiveram alguma situação de risco para a transmissão das Hepatites B e C, os testes rápidos devem ser oferecido.