Vigilância Epidemiológica de Timbó realiza vacinação do HPV e Meningite C nas escolas municipais

0
118
As Unidades de Saúde da Família de Timbó estão realizando a vacinação contra o HPV (papilomavírus) para meninos e meninas em todas as escolas municipais. A faixa etária para os meninos foi ampliada de 11 a 14 anos por decisão do Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer as ações de saúde na população masculina e possibilitar a prevenção da ocorrência de cânceres de pênis, ânus, orofaringe e de verrugas genitais, doenças diretamente relacionadas ao HPV. Para as meninas a faixa etária é de 9 a 14 anos. 
A vacinação é gratuita e acontece em duas doses, com intervalo de seis meses. Para os jovens que não forem vacinadas nas escolas, é necessário procurar as unidades de saúde para a vacinação. 
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida. É altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber.
Vacinação da Meningite C
Outra vacinação realizada nas escolas é contra a Meningite C. A vacina de apenas uma dose, protege contra uma bactéria que provoca a inflamação da meninge, uma membrana que cobre o sistema nervoso. Essa doença é transmitida pelo ar e pode levar a morte. 
A faixa etária para a vacinação de meninos e meninas é de 12 a 13. Até o ano passado, esta vacina era dada somente a crianças de 3 e 5 meses e 12 anos. Porém este ano houve esta ampliação pela gravidade da doença. 
 
Para saber mais entre em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro.
Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here