Atividades voltadas para a saúde e bem-estar das mulheres marcam a semana internacional da mulher em Timbó

Além das flores, felicitações e demonstrações de carinho, o dia 08 de março serve para provocar reflexões e estimular mulheres e homens a buscar uma sociedade mais justa e equilibrada para todos. A data foi escolhida como marco de lutas pela igualdade, autonomia e direitos das mulheres, e remete a uma grande manifestação de trabalhadoras na Rússia, durante a 1ª Guerra Mundial. No dia 08 de março de 1917, mais de 90 mil mulheres protestaram contra o Czar Nicolau ll e as más condições de trabalho, fome e a guerra, num movimento conhecido como “Pão e Paz”.

De acordo com Margot Friedmann Zetzsche, enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Timbó, “longe de louvar a feminilidade, beleza da mulher e movimentar o comércio, esta é uma data de muita reflexão”. Margot explica que hoje muitas mulheres ainda estão longe de conquistar a sua autonomia e a posição central de suas vidas. E, embora sua participação na sociedade tenha crescido nos últimos anos, permitindo, por exemplo, que tenham uma profissão que lhes ocupe na maior parte do dia, muitas ainda vivem em função de cuidar dos filhos, maridos, e idosos da família. “Sobre elas recai, ainda, a maior parte da responsabilidade com a manutenção da casa e da vida privada geral, desde a compra do presente de aniversário da sogra até as reuniões da escola dos filhos”.

Situações como estas colocam sobre as mulheres um pesado fardo e as mantêm em situação de desigualdade. Margot pondera, também, que além de ganhar salários menores do que os homens, as mulheres ainda são minoria na política e nas posições de mando e liderança. “Isso sem falar da violência que muitas mulheres sofrem por parte de seus homens, sendo que no Brasil a maior parte dos assassinatos de mulheres ainda se dá pela mão de companheiros, namorados e ex-maridos”.

Na busca por uma sociedade igualitária, que respeite as mulheres, o acesso à saúde delas é fundamental. Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades de Saúde dos bairros de Timbó, estará desenvolvendo atividades em prol do bem-estar da mulher e seu cuidado com a saúde, em uma programação especial pensada com criatividade e carinho para comemorar esta data. “Além dos preventivos, as Unidades planejam palestras, rodas de conversa, atividades de beleza e auto-cuidado para lembrar as mulheres o quanto elas são especiais e merecem ser valorizadas”, comentou Margot.

Hoje, durante todo o dia, na Unidade de Saúde do Bairro Pomeranos as mulheres foram recepcionadas com atividades especiais como massagem, manicure e maquiagem. “É um dia especial, pensado e proporcionado pela equipe de saúde com o apoio de mulheres voluntárias da própria comunidade”, explicou a Secretária de Saúde Deise Adriana Nicholletti Mendes.

Confira a programação completa das atividades:

Unidade Pomeranos – programação especial para as mulheres nos dias 6 e 8 de março durante todo o dia.  Rodas de Conversa, exames preventivos, auto-cuidado, massagem e maquiagem.

Unidade Nações – horário estendido para exames preventivos nos dias 7 e 8, até às 21h. Sábado, dia 10, realização de exames preventivos durante o dia.

Unidade Família Saudável – sábado, dia 10, realização de exames preventivos e prevenção do câncer bucal.

Unidade Coletiva / Quintino – sábado, dia 3, coleta de exames preventivos.

Unidade Capitais – sábado, dia 10, coleta de preventivos e testes rápidos.

Unidade Araponguinhas – sábado, dia 10, coleta de preventivos e cuidados odontológicos.

Unidade Dona Clara – sábado, dia 10, coleta de preventivos.

Unidade Tiroleses – sábado, dia 24, coleta de preventivos.

Unidade Padre Martinho Stein – sábado, dia 24, realização de preventivos e cuidados odontológicos.

Unidade Vila Germer – sábado, dia 10/03, realização de preventivos durante o dia todo.