Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa dia 23

0
135

A Secretaria de Saúde de Timbó informa que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já tem data para acontecer. De 23 de abril a 01 de junho, as Unidades de Saúde da cidade irão atender gratuitamente os grupos de risco para a vacinação, popularmente conhecida como “vacina da gripe”. O Dia D da Campanha irá acontecer no sábado, 12 de maio, quando as Unidades de Saúde irão abrir suas portas das 08h às 17h, exclusivamente para realizar as vacinações contra Influenza.

Fazem parte dos grupos de risco as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores de Saúde, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, professores e portadores de doenças crônicas e condições especiais.

“Pessoas que possuem doenças crônicas ficam mais propensas a pegar a influenza e evoluir para condições mais graves. Da mesma forma, gestantes e puérperas têm a defesa do organismo mais frágil, além de correr o risco de transmitir a doença para o filho, uma vez que a criança só poderá ser vacinada aos 06 meses”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Sabrina Grassi.

Vacinação contra o Tétano

Paralelamente, entre 23 de abril a 01 de junho, acontece a 2ª Mobilização Estadual de Vacinação contra o Tétano. Ao contrário da Influenza, a vacina contra o Tétano é indicada para toda a população, devendo ser aplicada a cada dez anos, independe da faixa etária ou quadro de doenças que a pessoa possua ou não. “O importante é que o paciente procure a Unidade de Saúde nesse período, junto com sua caderneta de vacina, pois caso esteja faltando alguma dose de qualquer vacina – tétano, hepatite e VTV, será atualizado o esquema vacinal”, completou Sabrina.

Confira os grupos indicados para participarem da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza:

Público alvo

·         Crianças (6 meses a 5 anos)

·         Trabalhadores de saúde

·         População Indígena

·         Idosos (a partir de 60 anos)

·         Gestantes

·         Puérperas (até 45 dias pós o parto)

·         Professores (devem levar comprovante, crachá, folha de pagamento, etc)

·         Comorbidades (Doenças Crônicas).


Doenças Crônicas – Pessoas de 05 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais*

·         Doença respiratória Crônica;

·         Doença cardíaca Crônica;

·         Doença renal Crônica;

·         Doença hepática Crônica;

·         Doença neurológica Crônica;

·         Diabetes;

·         Imunossupressão;

·         Obesos: Grau III;

·         Transplantados (órgãos e medula óssea);

·         Portadores de Trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany).

*Com apresentação da prescrição médica, exceto pacientes inscritos em programas com acompanhamento pelo SUS como: diabéticos, hipertensos com comorbidades, etc.

Assessoria de Comunicação

Arte: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here