Dia D de vacinação contra Febre Amarela e coleta de preventivos será neste sábado

0
548

As Unidades de Saúde de Timbó estarão atendendo durante todo o dia neste sábado, dia 20 de outubro, realizando a vacinação contra a Febre Amarela e a coleta de exames preventivos do Outubro Rosa. As equipes das Unidades de Saúde dos Bairros Araponguinhas, Capitais (Solidária), Dona Clara (Avançada), Estados (Saudável), Imigrantes (Integrada), Nações, Pomeranos, Quintino (Coletiva), Tiroleses e Vila Germer irão atender das 08h às 17h, sem fechar para o almoço. Já no Bairro Pe. Martinho Stein, o Dia D será realizado no próximo sábado, dia 27.

“O objetivo do Dia D é atender as pessoas que têm dificuldade de comparecer à Unidade de Saúde nos horários convencionais, inclusive os moradores de comunidades mais distantes”, destacou a secretária de Saúde e Assistência Social de Timbó, Deise Mendes.

A vacina da Febre Amarela tem como público alvo pessoas entre 09 meses a menores de 60 anos, principalmente moradores da zona rural e de áreas próximas a mata, por estarem mais expostas à doença. A vacina não é indicada para gestantes, mães lactantes e crianças menores de seis meses de idade, enquanto portadores de doenças crônicas e maiores de 60 anos devem consultar a equipe médica antes de receber a dose. É imprescindível a apresentação da Caderneta de Vacinação.

Seguindo a programação do Outubro Rosa, durante o Dia D as Unidades de Saúde do município irão realizar a coleta do exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, além de ações voltadas às mulheres e atividades educativas. O preventivo é o método mais indicado para a identificação de lesões ou alterações que possam caracterizar alguma doença ou infecção, entre elas o câncer de colo do útero.

O agendamento pode ser feito diretamente nas Unidade de Saúde, e o exame também é realizado gratuitamente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó, no telefone (47) 3399-2104.

 

Assessoria de Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here