Grupo de Tabagismo integra luta em combate ao fumo

0
210

O tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS), e alerta para a necessidade de combater este mal. No Brasil, desde 1986, o dia 29 de agosto representa o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, neste luta, todo esforço é válido. Em Timbó, o Grupo de Tabagismo presta apoio àqueles que querer parar de fumar, com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, médicos e dentistas capacitados.

O projeto foi criado em 2012 com o objetivo de ajudar pacientes com dificuldade de largar o tabagismo. O Grupo realiza reuniões semanais em três Unidades de Saúde do município: Capitais, Nações e Pomeranos, e tem como base conversas, exercícios respiratórios, orientações, depoimentos e muito apoio.

“Os grupos são voltados a todo aquele que tem vontade – até mesmo necessidade – de largar o cigarro, mas que não consegue porque encontra muita dificuldade em encarar esta luta sozinho”, relatou a farmacêutica e coordenadora do Programa Tabagismo em Timbó, Maira Lucia Cipriani.

De acordo com Maira, além de encontrar apoio e incentivo, nos Grupos de Tabagismo são entregues medicações gratuitas aos pacientes, prescritas em seus planos terapêuticos. “São desenvolvidos planos de ação que definem como será o tratamento de cada paciente, de acordo com sua realidade singular”, completou a farmacêutica.

Juliano Frotscher, 37 anos, participa pela segunda vez do Grupo de Tabagismo. Na última participação, no final de 2017, ele conseguiu largar o cigarro, mas, em um momento de fraqueza, retomou o vício. Há um mês ele decidiu voltar a comparecer aos encontros do Grupo, no Bairro Pomeranos. “Antes, eu me sentia desanimado, sem força para lutar contra o fumo. Agora, voltando a participar das reuniões do Grupo, me sinto mais forte”, relatou Frotscher.

Os grupos são abertos a toda a comunidade. Para mais informações, procure a Unidade de Saúde do seu bairro.

Reuniões do Grupo Tabagismo

Local: Unidade de Saúde Pomeranos

Dia: toda segunda-feira

Horário: 08h30

 

Local: Unidade de Saúde Capitais

Dia: toda quarta-feira

Horário: 14h30

 

Local: Unidade de Saúde Nações

Dia: toda quarta-feira

Horário: 8h

 

Assessoria de Comunicação

Foto: Daiane de Souza

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here