Mais de 6 mil timboenses receberam a vacina de febre amarela em outubro

0
224

O mês de outubro foi intenso nas Unidades de Saúde de Timbó. De 01º a 31 de outubro, 6.097 pessoas receberam a vacina contra febre amarela no município, e 4.437 doses de outras vacinas foram aplicadas, atualizando o esquema vacinal dos pacientes. Este foi o primeiro mês do programa de intensificação da vacina em Timbó, recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas entre 09 meses a menores de 60 anos.

“A procura pela vacina foi muito grande durante todo o mês e em todas as Unidades de Saúde de Timbó, surpreendendo toda a equipe que trabalhou incansavelmente”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Sabrina Grassi.

A secretária de Saúde de Timbó, Deise Mendes, explica que algumas estratégias foram adotadas ao longo das últimas semanas para imunizar principalmente a população moradora das áreas rurais, mais exposta à doença. “Sabemos que muitas pessoas não têm disponibilidade para ir à Unidade de Saúde nos horários de atendimento padrão. Por isso, no mês que passou as equipes de vacinadoras realizaram um trabalho diferenciado, atendendo em dois sábados exclusivamente para a vacinação, mais conhecidos como Dia D, além do horário de atendimento estendido em alguns dias da semana e a busca ativa em áreas rurais do município”, pontuou Deise.

A vacinação contra a febre amarela segue nas 11 Unidades de Saúde de Timbó, e é indispensável a apresentação da caderneta de vacinação. A vacina não é indicada para gestantes, mães lactantes e crianças menores de seis meses de idade, enquanto portadores de doenças crônicas e maiores de 60 anos devem consultar a equipe médica antes de receber a dose.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here