Mutirão de cirurgias de catarata beneficia timboenses

0
90

Mais de 200 timboenses estão sendo beneficiados com o mutirão de cirurgias de catarata. A ação acontece até o dia 31, no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, e é uma parceria entre o Governo do estado e os municípios da região.  Dona Helena Maas, 76 anos, é moradora do Bairro das Nações e foi uma das beneficiadas. Ela soube que estava com catarata há três meses, ao solicitar a renovação da carteira de motorista. “Pra mim foi bem rápido, e assim que a equipe da Policlínica entrou em contato, falando do mutirão, respondi ‘já estou indo’”, brincou a aposentada.

Até o final do mês, cerca de duas mil cirurgias serão realizadas gratuitamente em moradores de cidades da região. De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Timbó, Deise Mendes, a ação irá acabar com a fila reprimida pelo procedimento no município. “Pedimos às pessoas com mais de 65 anos, moradoras de Timbó que aguardam por consultas oftalmológicas, que nos procurem aqui na Policlínica até o final desta semana, para fazermos uma avaliação e encaminharmos para a cirurgia, caso seja diagnosticado com catarata”.

Para o prefeito Jorge Kruger, esta ação em parceria com o Estado é a prova de que a vontade política, quando bem canalizada, traz benefícios rápidos e importantes à população. “Da forma como o SUS disponibiliza as consultas no sistema convencional, não iríamos acabar com essa fila de espera, que já vinha desde 2015, tão cedo. E o município de Timbó será sempre parceiro de outras esferas públicas ou da iniciativa privada quando for para participar de ações que priorizem a coletividade”, frisou.

Nilton Penz, de 61 anos, integrou o mutirão de última hora. Ele foi diagnosticado com catarata há pouco mais de um ano, e aguardava para fazer a cirurgia de forma particular. “Eu ia fazer particular, pensando que iria demorar muito pelo SUS, mas soube do mutirão e consegui encaminhar”, declarou ele, alegando que todo o processo foi bastante tranquilo e organizado. “Esta oportunidade veio em boa hora, porque pra gente que é aposentado fica bem difícil ter que arcar com todas as despesas do próprio bolso”, completou Dona Helena.

Mais informações no telefone 3399-0220, falar com Aline. 

Assessoria de Comunicação

Foto: Daiane de Souza

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here