Você sabe como prevenir a gripe e o resfriado?

0
552

As baixas temperaturas dos últimos dias pegaram muitos timboenses de surpresa. O resultado da variação climática, quase inevitavelmente, são as gripes e resfriados. A vacina contra a gripe, disponível em todas as Unidades de Saúde de Timbó até o dia 1º de junho, é uma das alternativas para combater e prevenir a doença. A imunização é gratuita para idosos a partir dos 60 anos de idade, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores de Saúde, população indígena, gestantes, puérperas, professores e portadores de doenças crônicas e condições, acompanhados da caderneta de vacinação. Porém, algumas ações bastante simples podem ser aliadas na diminuição da transmissão de gripes e resfriados.

“Tomando alguns cuidados básicos no dia-a-dia, é possível evitar a disseminação de vírus, bactérias e, consequentemente, infecções respiratórias”, salientou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, Sabrina Grassi. Sabrina explica que tanto as gripes quanto os resfriados são infecções virais do sistema respiratório e podem ser transmitidas de forma direta ou indireta. “A transmissão direta acontece por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa infectada ao espirrar, tossir ou falar”.  Já a transmissão de forma indireta ocorre pelas mãos que, após o contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

“Conhecendo as formas de transmissão, é fácil tomar alguns cuidados para prevenir a gripe, como cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar, e lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel”. Outras atitudes, como evitar espaços de grande aglomeração, uso compartilhado de objetos pessoais, manter ambientes ventilados e evitar sair de casa enquanto estiver com os sintomas de gripe podem fazer a diferença positivamente.

Gripe x Resfriado

Ambas as doenças são infecções virais do sistema respiratório, mas com sintomas e gravidades diferentes. Sabrina explica que o resfriado é caracterizado por um mal-estar e inflamação das vias aéreas superiores, geralmente com coriza, podendo haver tosse e nariz trancado, mas sem febre. “Já a gripe tem como principal diferencial a febre alta e repentina, associada a dores musculares, calafrios, coriza, dor de cabeça, dor de garganta e tosse seca ou com expectoração”.  Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, a recomendação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here