Outubro Rosa em Timbó terá orientações e exames para as mulheres

0
2491

No dia 19 deste mês de outubro, um sábado, acontece o dia D da prevenção da mulher no Outubro Rosa de Timbó. Neste dia todos as Unidades de Saúde da Família estarão atendendo as mulheres das 8h às 17h.

Este dia também será especialmente para aquelas mulheres que trabalham fora e têm dificuldades em se afastar do trabalho durante a semana, que desejam fazer seus exames preventivos e encaminhar as mamografias. Além disso, neste dia elas serão orientadas sobre prevenção do câncer de colo uterino e de mama.

Serão preferencialmente realizados exames com foco na faixa prioritária de rastreamento, orientada pela Organização Mundial da Saúde, entre 25 a 64 anos. Mas qualquer mulher pode procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para uma consulta preventiva à Saúde da Mulher.

Segundo Margot Friedmann Zetzsche, enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher no município, as diretrizes técnicas do Ministério da Saúde orientam que depois de dois exames anuais seguidos com resultados normais os exames poderão ser repetidos a cada três anos.

“Já a mamografia tem indicação prioritária na faixa etária de 50 a 69 anos. A mamografia nesta faixa deve ser repetida a cada 2 anos. Mulheres com histórico de risco familiar ou algum sintoma devem priorizar a coleta e iniciar aos 35 anos”, frisou.

Ainda segundo a enfermeira, tão importante quanto os exames são os fatores de proteção e reforço do sistema imunológico. O câncer de mama (e outros também) está fortemente ligado a obesidade, sedentarismo e stress, alimentação industrializada, venenos agrícolas, excesso de álcool, fumo, todos estes fatores são repressões das defesas naturais e da imunidade. “Paz de espírito e bons relacionamentos também alimentam e fortalecem o sistema imunológico”, destacou Margot.

Assessoria de Comunicação

Arte Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here