As gestantes de Timbó e mamães recentes (puérperas) podem procurar a Policlínica de Referência, no Centro, para continuar seus atendimentos em relação à gravidez e ao bebê. No horário de atendimento do local, das 7h às 13h, entre os dias 16 de dezembro e 14 de janeiro, as enfermeiras especialistas em saúde da família e obstetrícia estarão disponíveis para consultas.

A enfermeira e coordenadora do programa de Saúde da Mulher do município, Margot Friedmann Zetzsche, faz lembrar que as gestantes devem continuar seu pré-natal com acompanhamentos quinzenais, após 28 semanas de gravidez e, semanal, após as 34 semanas.

“Para as mulheres que descobrirem uma nova gravidez neste período, também poderão se dirigir até a Policlínica, no horário referido, para iniciar o pré-natal, preencher sua carteirinha de gestante e iniciar os primeiros exames. Já para quem está na reta final da gravidez, pode ir para escutar o coração do bebê, verificar a pressão, ou qualquer outra orientação que achar necessária”, orienta Margot.

E não menos importante, os bebês que nascerem neste período, devem ser levados à Policlínica para a consulta puerperal, o teste do pezinho e o acompanhamento da amamentação. “Nessa hora, papais e mamães também podem receber orientações, providenciar exames e tirar dúvidas com as profissionais de saúde do município”, finaliza a enfermeira.

 

Assessoria: Paula Leitão/Ascom PMT

Arte: Jéssica Bilck/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here