Você já ouviu falar de auriculoterapia? E mais, você sabia que essa terapia é oferecida gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família de Timbó? A auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Em Timbó, todas as USFs contam com profissionais capacitados para a aplicação, que é feita com sementes.

O serviço tem sido oferecido aos usuários como um alternativa não-farmacológica para os mais diversos problemas. A terapia está sendo aplicada desde outubro de 2019, após a conclusão de um curso que os profissionais de saúde realizaram.

Na Unidade do bairro Nações, por exemplo, os pacientes que fazem parte do grupo de exercícios para situações de Dores Crônicas, encontra na auriculoterapia um alívio pontual para suas queixas. A terapia nasceu na medicina chinesa, que tem por princípio básico a teoria da energia vital do corpo, que circula através de canais, chamados de meridianos, os quais teriam ramificações que os conectariam aos órgãos.

O médico da USF Nações, Dr. Lucas Pecker de Azambuja, explica que a auriculoterapia faz parte das Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

 

Assessoria e fotos: Paula Leitão/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here