O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 de Timbó realizou 270 coletas nesta semana. Para a Secretaria de Saúde do município, a maior preocupação é a quantidade de idosos e crianças que apareceram para realizar os testes. Através de uma iniciativa da Prefeitura de Timbó, em parceria com a Secretaria de Saúde, o Centro foi criado, tendo como finalidade prestar apoio às Unidades de Saúde e garantir um atendimento e acolhimento ainda melhores às pessoas que estão com suspeita de terem contraído o vírus.

Nas últimas duas semanas, desde de sua implantação, O Centro já atendeu a 547 timboenses, que foram encaminhados até ali pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). “O Centro é um local destinado exclusivamente para atender pacientes encaminhados pelas Unidades do município que, de acordo com os critérios técnicos, precisam fazer a coleta para teste do Coronavírus. Porém, é importante reforçar que a porta de entrada dos pacientes continua sendo a USF”, explica o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri.

A enfermeira Rafaela Lorenzi alerta que nesta semana houve um aumento nos testes feitos em crianças entre os dois e oito anos de idade e, também, nos idosos acima dos 60 anos (que são público de risco). “É uma situação que nos deixa preocupados. Mesmo que a maioria dos exames sejam em pessoas adultas, dos 20 até os 50 anos, estamos percebendo um aumento de suspeitas e confirmações nas demais faixas etárias também”, diz.

Rafaela também reforça que cada paciente recebe acompanhamento e, como o tempo do laboratório para encaminhar o resultado varia de acordo com a demanda daquele momento, a pessoa é informada assim que o resultado do teste chegar.

Os atendimentos estão acontecendo no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Beija-Flor, localizado na Rua Belém, no Bairro das Capitais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here