Na última semana, entre os dias 13 e 17 de julho, o novo Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, criado pela Prefeitura de Timbó em parceria com a Secretaria da Saúde, realizou 277 coletas de casos suspeitos do Coronavírus.

O Centro é um local destinado exclusivamente para atender pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde do município que, de acordo com os critérios técnicos, precisam fazer a coleta para teste do Coronavírus. Porém, é importante reforçar que a porta de entrada dos pacientes continua sendo a Unidade de Saúde Familiar (USF). “Somente a Unidade quem fará o encaminhamento dos pacientes até esse local. É preciso que esse encaminhamento seja feito para que a pessoa tenha direito à coleta”, explica o secretário de Saúde do município, Alfredo João Berri.

A enfermeira Rafaela Lorenzi destaca que as coletas têm sido feitas em homens e mulheres de todas as faixas etárias. “São bebês, crianças, jovens, adultos e idosos que vêm até aqui fazer o teste. São feitas, em média, 50 coletas por dia. Cada uma dessas pessoas recebe acompanhamento e, como o tempo do laboratório para encaminhar o resultado varia de acordo com a demanda daquele momento, o paciente é informado assim que a resposta chegar até nós”, reforça.

Os atendimentos estão acontecendo no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Beija-Flor, localizado na Rua Belém, no Bairro das Capitais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Esse Centro de Atendimento tem como finalidade ser um suporte às USFs, e conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here