Fevereiro Laranja – Mês Mundial de Combate à Leucemia

29

A Prefeitura de Timbó apoia a campanha de conscientização do Fevereiro Laranja, lembrado como mês do Combate Mundial à Leucemia. A leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos. A principal característica desse mal é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que é o local de fabricação das células sanguíneas. O principal tratamento para a cura da leucemia é a doação de medula óssea, que permite a regeneração de células saudáveis no organismo.

Como se tornar um doador de medula óssea:

– Procure o hemocentro do seu estado, ou mais próximo de sua cidade, e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.

– O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

– O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

– Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

– Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.

– Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.

– Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

 

http://www.hemosc.org.br/

http://redome.inca.gov.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here