A Prefeitura de Timbó, por meio da secretaria de Saúde, está adotando medidas de prevenção para combater o coronavírus (COVID-19) na cidade. Há, no momento, dois casos confirmados em Santa Catarina (ambos em Florianópolis) e outros 73 suspeitos no estado.

Como a Pérola do Vale é uma cidade turística e que recebe muitos visitantes, foi realizada na manhã de hoje, dia 13, uma reunião envolvendo várias esferas do poder público. A discussão teve como foco as ações e medidas preventivas que podem ser adotadas desde já, como forma de combater a proliferação do vírus na nossa região.

Essas medidas visam proteger toda a comunidade, mas, no momento, a maior atenção é com o público idoso, onde a taxa de letalidade do vírus é maior. Quem é hipertenso, ou sofre com diabetes, asma, pressão alta e demais doenças crônicas, também está no público de risco.

Atendimento nas Unidades de Saúde

Entretanto, qualquer pessoa está sujeita a contrair o vírus e, por isso, deve adotar as medidas de prevenção da mesma forma, até mesmo para evitar acabar contagiando alguém com a saúde mais frágil.

“Hoje, a porta de entrada para quem tiver algum sintoma é a Atenção Básica, ou seja, nossas Unidades de Saúde. A gente pede que não se vá de imediato ao Pronto Socorro (PS). Se houver gravidade no caso, o paciente receberá esse encaminhamento. Nos demais casos de suspeita, a pessoa deverá aguardar o resultado do teste em casa. Só há internação quando se trata de um agravamento nos problemas respiratórios”, esclarece o secretário de Saúde e Assistência Social do município, Alfredo João Berri, o Alfredinho.

Contágio

O coronavírus é uma doença que causa infecções respiratórias que podem ser bastante graves. Por isso, fumantes também estão inclusos no público de maior risco. Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado: febre, tosse, dificuldade para respirar, coriza, dor de garganta e cansaço.

Durante o período de incubação do coronavírus o contágio já acontece.  Sendo assim, a pessoa pode nem mesmo desconfiar que está doente, mas já está transmitindo o vírus para quem está por perto.

Atenção às demais doenças de risco

Ao mesmo tempo em que estratégias estão sendo adotadas para combater o COVID-19, a Secretaria de Saúde de Timbó salienta que as demais doenças também estão sendo monitoradas e prevenidas, a exemplo da febre amarela e do sarampo.

Coletiva de imprensa

Na próxima segunda-feira, dia 16, uma coletiva de imprensa será realizada no Auditório da Prefeitura a partir das 10h. Na ocasião estarão presentes técnicos da saúde, que vão passar mais informações a respeito da doença e, também, das formas de prevenção. Também serão anunciadas outras medidas voltadas ao calendário de eventos do município.

Higiene respiratória

– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos;- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar o rosto com as mãos;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Caso esteja doente, evite qualquer contato físico com outra pessoa;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).

 

Assessora: Aline Brehmer

Arte: PMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here