Em um ano atípico, onde todos nós nos vemos diante de uma nova realidade em decorrência da Covid-19, os profissionais da área da saúde fizeram a linha de frente para combater o vírus, atendendo e cuidando das pessoas.

Dados levantados pela Prefeitura de Timbó apontam que, somente neste ano, foram realizados 263.306 atendimentos nas Unidades de Saúde do município. Destes, 61.661 foram realizados pelos médicos e clínicos gerais; 23.713 pelos(as) enfermeiros(as); 77.368 pelos(as) técnicos e auxiliares de enfermagem; 7.103 por cirurgiões-dentistas; 3.654 por psicólogos, entre outras áreas das USFs.

“Sem dúvida é um número muito expressivo! Segundo o último levantamento feito em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há, hoje, 44.238 habitantes em nosso município. Isso significa que, só em atendimento médico, teríamos atendido toda a população local quase duas vezes. O trabalho na saúde não para nunca! Em um ano com tantas dúvidas e incertezas, não deixamos de garantir o direito e acesso à saúde das pessoas, o que não é a realidade de outros municípios”, destaca o secretário de Saúde do município, Alfredo João Berri.

À parte, somente pelo Programa Saúde do Trabalhador, 3.290 pessoas receberam atendimento entre janeiro e dezembro deste ano. Outro dado importante é que foram feitas em 2020, na Policlínica, 22.228 consultas nas especialidades. “Esses números representam o trabalho dos nossos servidores, que atuaram de forma intensa, com muita dedicação e coragem”, complementa o secretário.

Filas zeradas em 23 especialidades

Com 1.007 exames realizados, a fila de mamografia foi zerada neste ano. As pacientes que necessitam do exame, agora, conseguem agendar e realizar o procedimento na mesma semana, sem precisar aguardar. O mesmo acontece com os exames de Ultrassonografia. “Foram realizados 4.447 exames desta especialidade, zerando a fila dos casos prioritários e de urgência”, destaca Alfredinho.

Outras 21 especialidades que tiveram filas zeradas para os casos prioritários e urgentes em 2020 foram: Angio Tomografia; Audiometria; Avaliação Urodinâmica Completa; Capsulotomia YAG laser; Cintilografia; Cistocospia; Colonoscopia; Consulta Reumatologista; Densitometria; Ecocardiograma com Estresse Farmacológico; Ecocardiograma Transesofágico, Ecocardiograma Transtorácico; Ecodoppler de Carótidas e Vertebrais; Eletroencefalograma; Eletroneuromiografia, Endoscopia, Holter 24 horas, MAPA 24 horas; Panfotocoagulação, polissonografia; Ressonância; Teste Ergométrico; Tomografia, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Uretrocisografia.

No total, foram realizados 1.249 exames em especialidades neste ano.

Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19 realiza mais de 5 mil testes

Desde março deste ano, quando iniciou a pandemia da Covid-19, até o presente momento, 8.054 timboenses realizaram o teste (sendo 5.939 através do Sistema Único de Saúde (SUS) e 2.115 de forma particular.

No total, 2.482 casos foram confirmados, 5.039 descartados e há 2.488 pessoas que já se recuperaram do vírus. “A criação desse Centro trouxe agilidade e ainda mais segurança às pessoas. Temos, lá, profissionais preparados e capacitados para realizar esses atendimentos. A pessoa não sai apenas com o resultado, existe todo um trabalho de atenção e orientação que também são realizados junto a cada cidadão e cidadã”, destaca Alfredinho.

Os atendimentos são realizados no Núcleo de Educação Infantil (Nei) Beija-Flor, localizado na Rua Belém, no Bairro das Capitais. Esse Centro de Atendimento tem como finalidade ser um suporte às USFs, e conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Foto: Arquivo PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here