A partir desta segunda-feira, 15 de março, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Timbó vão passar a realizar atendimentos médicos exclusivamente pacientes com sintomas de Síndrome Gripal (COVID). Casos de urgência e emergência relacionados à Covid-19 serão atendidos no Pronto-Socorro (PS). Demais usuários que necessitam de atendimento médico, serão atendidos na Policlínica.

“Chegamos em um momento onde há pessoas intubadas no PS, esperando uma vaga na UTI. Não há mais como realizar o atendimento de casos leves no Pronto-Socorro porque há situações muito graves. Por isso quem estiver com sintomas leves de gripe e chegar no PS será encaminhado às Unidades de Saúde para atendimento”, esclarece o secretário de Saúde, Alfredo João Berri.

Ele ainda frisa que essa separação de atendimentos na Policlínica e de casos suspeitos de Covid-19 nas Unidades de Saúde visa evitar o contato entre essas pessoas. A Policlínica irá manter seu horário de atendimento das 7h às 22h, sem fechar para o almoço. O telefone é o (47) 3382-7200.

Esse é um momento que devemos procurar os estabelecimentos de saúde em estrema necessidade. Fique em casa.

Os telefones das Unidades de Saúde você confere aqui.

Entenda como irão ficar os atendimentos:

Unidade de Saúde da Família (USF)

Período da manhã

  • Atendimento voltado 100% aos pacientes com Covid-19;
  • Atendimento médico voltado 100% aos pacientes com Síndrome Gripal. Os demais profissionais envolvidos irão auxiliar no monitoramento;

Período da tarde

  • Atendimento médico será voltado 100% aos pacientes com síndrome gripal;
  • Demais profissionais irão atender demandas da Unidade (curativos, vacinação, entrega de medicações, administração de medicações, consultas de enfermagem, solicitação de receitas, avaliação de exames pois em caso de alteração será realizado interconsulta médica, emergências odontológicas, entre outros).

Policlínica

  • Atendimento de demanda espontânea Urgência/emergência;
  • Atendimento Clínico será realizado com acolhimento prévio;
  • Demais agendas foram suspensas.

Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

  • Agenda do(a) médico(a) suspensa;
  • Mantém o acolhimento pelos demais profissionais da equipe.

 

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT

Arte: PMT

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