Timbó, SC – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim Dengue 05, com dados atualizados sobre a situação da doença no município. Nos primeiros meses de 2025, o número de notificações foi:
Notificações de casos suspeitos
Janeiro: 22
Fevereiro: 26
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus e representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo.
A transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas incluem febre, cefaleia, dores musculares e articulares, dor retro-orbital, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas graves, com manifestações hemorrágicas.
Pessoas que tenham visitado, nos últimos 14 dias, locais com presença do Aedes aegypti ou transmissão da dengue e apresentem sintomas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
Em 2025, foram encaminhadas quatro amostras para pesquisa de febre do Oropouche, todas com resultado negativo.
O município segue intensificando as campanhas de conscientização sobre a doença. A dengue pode matar, e a melhor forma de prevenção ainda é evitar a proliferação do mosquito, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas preventivas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população no combate à dengue e alerta para que, ao surgirem sintomas suspeitos, os cidadãos busquem atendimento médico imediato.