As ações projetadas pelo Departamento de Turismo de Timbó no decorrer do ano de 2019, devem se repetir com o mesmo sucesso e, ainda mais, para o próximo ano. Cada vez mais as atrações propostas pela Administração Pública para receber o visitante, e também envolver o nosso munícipe, têm sido ampliadas e qualificadas.

O turismo em Timbó tem sido tratado com tamanho profissionalismo que rendeu o reconhecimento da Santur, Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, com a indicação de nosso município em duas categorias no prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2019. Na área Empreendimento Destaque, com Associação de Desenvolvimento do Turismo do Vale Europeu (Vale Europeu) e na categoria Personalidade, com a indicação da gestora do Turismo timboense, Cíntia Mara Panini.

Hoje, o calendário turístico de Timbó conta com intensa programação de eventos, além dos envolventes pontos turísticos que encantam as pessoas.

Um brinde às nossas tradições

A tradição das festas de Outubro em Santa Catarina, especialmente, as realizadas no Vale Europeu, onde predomina a cultura germânica, atraem milhares de turistas todos os anos para nossa região. Neste ano quando Timbó comemorou 150 anos, a Festa do Imigrante, que celebra as tradições ítalo-germânicas, passou pela inovação de ser realizada em dois finais de semana. O retorno positivo das pessoas foi tão intenso que, pensando em sempre receber, cada vez mais e melhor, o visitante que procura Timbó, o prefeito Jorge Kruger já antecipou a decisão de repetir a façanha para 2020. A tradicional festa timboense que celebra o aniversário da cidade já tem data definida, 2 a 4 e 9 a 12 de Outubro.

Timbó é a capital do cicloturismo

É aqui que o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo inicia e finaliza seu roteiro, que dura sete dias passando por nove cidades, num total de 300 quilômetros. Paisagens bucólicas de rara beleza enfeitam todo o trajeto, que se torna uma das aventuras mais instigantes para quem vem visitar o Vale Europeu. O apoio ao ciclista também se vê nos investimentos que contribuem para que ele se sinta amparado, sob essa ótica foram instaladas as Bike Stations, equipamentos com bombas para pneus e chaves allen para pequenos reparos.

O maior evento do segmento de ciclismo de aventura já está consagrado no calendário timboense. A Expobike já atrai um público cativo e seleto e expande a paixão pelas duas rodas com as atrações que apresenta.

Carinho com a cidade

A manutenção dos parques municipais e espaços públicos de Timbó, pontos onde as pessoas costumam visitar receberam em 2019 algumas atrações que deram ainda mais charme ao município. No Morro Azul, por exemplo, a instalação do Balanço do Infinito e de um totem de coração, já servem para o registro das fotos mais incríveis. No Parque Central, em celebração aos 150 anos, outro totem foi instalado para demonstrar todo o amor que se tem por essa terra.

Também foi em 2019 que o Turismo fechou uma emocionante parceria com a equipe do Eco do Avencal, que se instalará em Timbó, no Jardim Botânico, trazendo para a cidade uma opção de “turismo de experiência”, uma espécie de modalidade na qual o visitante vivencia com todos os sentidos tudo o que irá conhecer.

Eventos o ano inteiro

Estar em Timbó é ter opções de lazer o ano todo, para diferentes tipos de público. Em fevereiro tem o Cultura Rock, um espaço democrático para os músicos da cidade demonstrarem seu talento. Durante os dias de Carnaval, acontece o Carnaval Aventura Treme Terra, mais de vinte modalidades esportivas atraindo os adeptos da atividade física. Em março e abril a época mais doce chega a Timbó com as atrações do Páscoa no Parque. Maio é o mês da dança em Timbó, quando o Festival de Dança do município já atrai dançarinos e academias de vários estados competindo na cidade. Agosto é cultural em Timbó, com a Feira do Livro e o Timbó em Canto, prêmio estudantil da canção para jovens dos 7 aos 17 anos. EM setembro o romantismo do Museu da Música desperta com a realização da Noite dos Candelabros. Já citamos a animada Festa do Imigrante em outubro e a grandiosa Expobike em Novembro que abrem as portas para o encerramento do ano com o Natal Mais Encantado de Timbó, um mês inteiro de celebrações para toda a família até culminar com o grande show da virada em 31 de dezembro.

Assessoria: Paula Leitão/Ascom PMT

Arte: Jéssica Bilck Bolsoni/Ascom PMT