O que você está procurando?
Home Blog

Caça aos Ovos Dourados atrai milhares de pessoas e distribui mais de 1500 ovos de chocolate no Parque Central de Timbó

0

No último sábado, dia 16 de março, aconteceu a tradicional Caça aos Ovos Dourados, no Parque Central. Como parte da programação da Páscoa no Parque de Timbó, mais de 1500 crianças participaram da Caça e cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Parque no sábado.

 

Os ovos dourados que as crianças encontraram foram trocados por ovos de chocolate. Uma antiga tradição das famílias da região.

 

“Mesmo com um dia bastante quente, foi gratificante ver a participação, a alegria das crianças e dos pais que participaram”, comemora o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

 

Os alimentos arrecadados na inscrição foram repassados para a Assistência Social, que irá destiná-los às famílias atendidas pelo município.

 

A Caça aos Ovos é uma ação da Prefeitura de Timbó, realizada pela NSC TV, com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Chocolates Ferana e Viacredi.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: R2 Imagens

Casa do Poeta Lindolf Bell recebe lançamento do livro “Viagens sobre a vida” do Dr. Tadeu de Goes

0

Os entusiastas da literatura e os ávidos leitores terão a oportunidade de participar do lançamento do livro “Viagens sobre a vida: conversas despretensiosas sobre um pouco de tudo”, escrito pelo renomado médico e autor Dr. Tadeu de Goes. O evento será realizado na Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó, na próxima quinta-feira, dia 21 de março, a partir das 19h30.

 

Após o sucesso de sua obra anterior, “Na minha opinião: saúde e bem viver na vida moderna”, Goes retorna com um novo livro que promete encantar e inspirar os leitores com suas reflexões sobre os diversos aspectos da vida. Com uma linguagem franca, divertida e fluida, com um tanto de poesia, e com receitas leves para se viver melhor, o leitor é levado, quase sem perceber, a uma viagem de profunda reflexão sobre os sentidos da vida – e do prazer, da saúde e do amor, – na qual o autor, médico de formação e ofício, trata não apenas de nos apontar os desafios que viver nos impõe, mas sobretudo de nos oferecer a dose certa de coragem para viver.

 

O evento de lançamento será uma oportunidade única para os fãs de literatura adquirirem uma cópia autografada de seu novo livro. Além disso, os participantes poderão desfrutar de uma atmosfera envolvente e inspiradora na Casa do Poeta Lindolf Bell, um espaço dedicado à cultura e à arte.

 

Dr. Tadeu de Goes é conhecido não apenas por sua excelência na medicina, mas também por sua habilidade singular de transmitir conhecimento e inspiração através de suas palavras.

 

Para mais informações sobre o evento, entre em contato com a Casa do Poeta Lindolf Bell pelo telefone (47) 473380-7628 ou visite a rede social do autor @edilbertotadeugoes.

 

 

Texto: Juliana Santos

Arte: Ascom PMT

Salto Aceleradora dá início a capacitação para empreendedores em Timbó

0

Nesta terça-feira, dia 12 de março, iniciou a quarta edição do Salto Aceleradora de MEIs em Timbó, programa de aceleração e fomento ao empreendedorismo. São 42 participantes neste ano.

 

Realizado pela Prefeitura de Timbó, em parceria com o Sebrae/SC e Impact Hub Floripa, os participantes vão aprender muito sobre ser empreendedor, gestão e crescimento de negócios. Durante 10 semanas em encontros presenciais, no Auditório da Prefeitura, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática.

 

“O programa tem sido um sucesso, tanto que já estamos na quarta edição. Ao impulsionar os negócios locais, através desta capacitação, temos visto os empreendedores alcançando novos patamares, o que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, explica a diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Tamara Moreira.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação Sala do Empreendedor

Confira a programação do Festival das Cervejarias de Timbó com show nacional da banda Comunidade Nin-Jitsu

0

O Festival das Cervejarias de Timbó vem aí com muita cerveja e música para degustar. O evento acontece entre os dias 11 a 14 de abril, no Parque Central de Timbó.

 

O público pode se preparar para muita cerveja boa, praça de alimentação e diversão. Cervejarias participantes: Borck, Pillred, Blauer Berg e Berghain.

 

Além disso, o evento terá uma programação musical intensa. Bandas catarinenses e nacionais irão fazer a festa. O destaque fica para a Banda Comunidade Nin-Jitsu, que sobe no palco no sábado a noite. A programação completa você encontra abaixo.

 

Confira abaixo a programação de bandas que irão fazer os quatro dias de festa.

 

11 de abril, quinta-feira

19h – Abertura oficial

19h15 – Banda Vintage Cult

22h – Banda Mr. McFly

 

 

12 de abril, sexta-feira

19h – Banda Purple Sky

21h15 – Banda Hillbilly Rawhide

23h15 – Código de Bar

 

 

13 de abril, sábado

16h – Banda Visão Retrô

17h – Banda Municipal Professor João Müller

18h – Banda Hiperfônicos

19h30 – Banda Mamilos Polêmicos

21h30 – Banda Deserta

00h – Comunidade Nin-Jitsu

 

 

14 de abril, domingo

16h – Banda Diamond Creek

17h30 – Grupo Folclórico Os Cinquentões

18h30 – Banda BillBird

21h – Sonido Club

 

 

O Festival das Cervejarias de Timbó é uma realização da Associação das Cervejarias de Timbó (ACERV), Fundação de Cultura e Turismo e Prefeitura de Timbó. Saiba mais sobre o evento aqui.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Divulgação ACERV

Timbó terá maior barra de chocolate do Brasil

0

A Fantástica Páscoa no Parque de Timbó já tem atraído milhares de pessoas ao Parque Central, desde que iniciou no dia 17 de fevereiro. E uma atração inédita promete agitar ainda mais a programação: no domingo, dia 24 de março, será feita a maior barra de chocolate do Brasil, com 90 metros de comprimento.

 

Os 90 metros são alusivos ao aniversário de 90 anos de emancipação política do município, que é celebrado no dia seguinte, 25 de março.

 

A barra será preparada no Parque Central e será servida ao público a partir das 10h. Para garantir um pedaço da barra, pede-se a contribuição espontânea de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão repassados para a Assistência Social, que irá destiná-los às famílias atendidas pelo município.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Timbó conquista primeiro e segundo lugar no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Kids

0
João Victor Lunardi – 1º lugar

No último final de semana aconteceu no Rio de Janeiro o Campeonato Sul-Americano Jiu-Jitsu Kids, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Confira o resultado dos atletas de Timbó na competição, sob a orientação do técnico Junior Garcia:

 

Atletas Legacy:

João Victor Lunardi – 1º lugar

Davi Lucas Garcia – 2º lugar

 

Atleta CT Moraes e Lopes:

Ingrid Cristina M. Dos Santos – 2º lugar

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação

Atleta timboense conquista dois ouros no Meeting Paralímpico de Curitiba

0

No último sábado, dia 09 de março, aconteceu mais uma edição do Meeting Paralímpico, em Curitiba. A atleta timboense Natalia Carvalho participou e conquistou duas medalhas de ouro: no lançamento de dardo e no lançamento de disco.

 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação

Atleta timboense fará parte da Seleção Catarinense de Karatê

0

No último sábado, dia 09 de março, o atleta João Vitor Rolin Krebs representou Timbó no Campeonato Estadual de Karatê – etapa Regional Sul e Seletiva Estadual para formação da Seleção Catarinense de Karatê Serie A. O evento aconteceu em Capivari de Baixo, promovido pela Federação Catarinense de Karatê.

 

João conquistou o segundo lugar no Kumite (luta) e terceiro lugar no Kata (apresentação). Com o excelente desempenho, o atleta garantiu uma vaga na Seleção Catarinense de Karatê e disputará o campeonato brasileiro.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação

Museu do Imigrante apresenta exposição “Povo do Sol – Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng”

0

A partir do dia 22 de março, o Museu do Imigrante de Timbó inicia a exposição “Povo do Sol – Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng”, uma coleção de peças e artefatos da comunidade Laklãnõ Xokleng da Aldeia Bugio.

 

A mostra, que visa destacar a rica cultura e a memória do povo Laklãnõ, encerra o calendário comemorativo dos 20 anos do Museu, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer de perto sua arte, tradições e modos de vida. Serão exibidos artefatos representativos da vida cotidiana, rituais religiosos, práticas de subsistência e expressões culturais desta comunidade indígena.

Apresentação cultural

Além da exposição, no dia da abertura, às 14h, está programada uma apresentação cultural na praça em frente ao Museu do Imigrante, onde alguns membros da comunidade irão compartilhar aspectos de sua cultura, com música, dança e outras manifestações artísticas.

 

A exposição “Povo do Sol – Cultura e Memória Laklãnõ Xokleng” é um convite para o público em geral conhecer a riqueza cultural e histórica deste importante grupo indígena, contribuindo assim, para uma maior valorização e respeito pela diversidade étnica e cultural de Santa Catarina.

 

Visitação

 

A exposição seguirá até 21 de abril. O Museu do Imigrante está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

 

Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente (de terça a sexta-feira).

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações do Museu do Imigrante

Arte: Divulgação Museu do Imigrante

Festival das Cervejarias de Timbó acontece de 11 a 14 de abril

0

Um dos eventos mais queridos da região está de volta: o Festival das Cervejarias de Timbó acontece entre os dias 11 a 14 de abril, no Parque Central. Muita cerveja e música para degustar.

 

Na noite desta segunda-feira, dia 11 de março, aconteceu no Parque Central o lançamento oficial do evento, apresentando para a imprensa, influenciadores digitais e autoridades do município as novidades desta edição. As fotos do lançamento você confere abaixo.

 

Cerveja, é claro, não vai faltar. As quatro cervejarias timboenses participam do evento: Borck, Pillred, Blauer Berg e Berghain. Serão mais de 30 estilos de cervejas a disposição do público.

 

Nos quatro dias, além de muita cerveja, o Festival vai contar com uma intensa programação musical. Bandas catarinenses e nacionais irão fazer a festa. O destaque fica para a Banda Comunidade Nin-Jitsu, que sobe no palco no sábado a noite. A programação completa você encontra abaixo.

 

O Festival das Cervejarias de Timbó é uma realização da Associação das Cervejarias de Timbó (ACERV), Fundação de Cultura e Turismo e Prefeitura de Timbó.

 

Cartão de consumo

 

A compra de bebidas e alimentação dentro do Festival é feita através de um cartão de consumo recarregável. O cartão é adquirido no caixa principal, na hora que a pessoa chega ao Festival e terá o custo de R$5, devolvidos no final.

 

Solidariedade

 

A cada edição, o evento realiza uma ação solidária, ajudando uma entidade do município. Neste ano, a cada cartão de consumo ativado durante o evento será destinado R$ 1 para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Timbó.

 

Copo

 

Diferente das outras edições, que era necessário adquirir o copo do Festival para consumo, neste ano serão usados os copos de cada cervejaria.

 

A principal razão por trás desta mudança é proporcionar uma experiência ainda mais agradável aos participantes, permitindo que desfrutem de mais chope e sem a necessidade de adquirir copos separadamente. Com a mudança, os copos terão capacidade ampliada de 300ml para 400ml.

 

Confira a programação completa:

 

11 de abril, quinta-feira

19h – Abertura oficial

19h15 – Banda Vintage Cult

22h – Banda Mr. McFly

 

 

12 de abril, sexta-feira

19h – Banda Purple Sky

21h15 – Banda Hillbilly Rawhide

23h15 – Código de Bar

 

 

13 de abril, sábado

16h – Banda Visão Retrô

17h – Banda Municipal Professor João Müller

18h – Banda Hiperfônicos

19h30 – Banda Mamilos Polêmicos

21h30 – Banda Deserta

00h – Comunidade Nin-Jitsu

 

 

14 de abril, domingo

16h – Banda Diamond Creek

17h30 – Grupo Folclórico Os Cinquentões

18h30 – Banda BillBird

21h – Sonido Club

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Raquel Piske/Sócrates Prado/Ascom PMT

Arte: Divulgação ACERV

Café Musical com professores da Escola de Música da FCTT é neste domingo 17 de março

0

Neste domingo, dia 17 de março, acontece mais uma edição do Café Musical, que terá como atração os professores da Escola de Música da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.

 

O evento é gratuito. Os apreciadores da boa música serão recepcionados com um delicioso café da manhã, a partir das 09h30. A apresentação inicia às 10h.

 

O evento faz parte da programação de aniversário de 20 anos do Museu da Música.

 

Se apresentarão os professores: Adriane Fachi (Flauta Doce e Clarinete), Paulo Lacerda (Violino, viola e violoncelo), Rodrigo Kienen (Bandoneon), Luiz Lenzi (Sopros de metal), João Neumann (técnica vocal) e Suheila Wender (piano e teclado). O objetivo é divulgar ao público os diversos naipes musicais oferecidos através dos cursos da Fundação.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Unidades de Saúde de Timbó têm atendimento para exame preventivo neste sábado

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, está realizando durante este mês a Campanha do Março Lilás, sobre a conscientização e combate ao Câncer de Colo de Útero. A melhor forma de combatê-lo é prevenindo.

 

Por isso, para contemplar as mulheres que não podem ir durante a semana, neste sábado, dia 16 de março, todas as Unidades de Saúde de Timbó estarão atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente exames preventivos. Os atendimentos serão através de agendamento. Entre em contato com a sua Unidade de Saúde.

 

Se você é mulher, tem entre 25 e 64 anos, não deixe para depois, é um exame simples, rápido e a principal forma de detectar lesões que podem levar a doença. Se descoberto a tempo, ele pode ser tratado.

 

Orientações para o exame preventivo

 

A enfermeira Luciana reforça algumas recomendações importantes, para garantir um resultado correto:

Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais;

  • Não ter realizado ultrassom transvaginal nas últimas 24 horas;
  • Evitar relações sexuais 24 horas antes da coleta;
  • Não utilizar anticoncepcionais locais, espermicidas nas 24 horas anteriores ao exame;
  • Não estar menstruada

“Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê”, salienta.

 

Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero, a vacina do HPV e o Exame Preventivo aqui.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Confira a lista de aprovados na primeira etapa do processo de seleção para estágio remunerado na Prefeitura de Timbó

0

Foi divulgada nesta quinta-feira, dia 07 de março, a lista de aprovados na primeira etapa do processo de seleção para estágio remunerado e cadastro de reserva, para atuar no Simplifica Timbó e outros setores da Prefeitura.

 

A lista completa pode ser acessada aqui, juntamente com os horários e dias das entrevistas parte da segunda etapa, conforme edital. 

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Museu da Música recebe Concerto Didático com projeto Os Bachianos dia 13 de março

0

No dia 13 de março, quarta-feira, acontece o Concerto Didático, com o duo Os Bachianos. Serão duas apresentações: às 10h e às 14h.

 

O evento faz parte da programação especial do aniversário de 20 anos do Museu da Música de Timbó. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

 

O duo Os Bachianos, criado em 2022, é um projeto músico-pedagógico desenvolvido pelos arte-educadores Matheus Teixeira e Paraguaçu Fernandes Marinho, da Fundação Cultural de Brusque, a fim de divulgar e dialogar sobre a música de Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach.

 

Com uma formação inusitada e arranjos pensados para piano e contrabaixo elétrico, o duo faz apresentações musicais em escolas, eventos, exposições, entre outros, nos mais variados espaços culturais e educativos, fazendo um intercâmbio entre o conhecimento erudito e popular, dialogando acerca do fazer musical, da história da música e dos mais variados aspectos da arte musical.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Campeonato Municipal de Futebol de Areia iniciou nesta terça-feira em Timbó

0

Nesta terça-feira, dia 05 de março, o Parque Central foi palco do início da 12ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Areia, promovido pela Prefeitura de Timbó, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) do município.

 

São 22 times, divididos em três categorias. Doze times inscritos na categoria Livre, quatro na categoria Veteranos e seis times da categoria Feminina.

 

Os jogos iniciam às 18h45, na quadra de areia do Parque Central, e será um total de três jogos por noite na primeira fase. A tabela completa, com os próximos jogos, pode ser acessada no site da FME Timbó, aqui. 

 

Confira os resultados dos jogos dessa terça-feira:

 

Feminino: Zero Grau 0 x 1 Valquírias

Veterano: Força Jovem FC 2 x 1 Araponguinhas

Livre: Independente/P10 5 x 1 Red Bull

 

As fotos do Campeonato podem ser acessadas aqui. 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: By Pilo

Museu da Música realiza Café com Roda de Bate-papo com musicistas dia 10 de março

0

Neste domingo, dia 10 de março, o Museu da Música de Timbó realiza um Café com roda de Bate-papo, com mulheres musicistas de Timbó e região compartilhando suas experiências.

 

O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher — celebrado dia 08 de março — e também faz parte da programação de aniversário de 20 anos do Museu da Música.

 

O evento acontece às 15h. O objetivo é que ele seja voltado ao público feminino, incentivando outras mulheres a se transformarem através da arte.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Bolsa Técnico e Bolsa Atleta investem mais de R$ 8 milhões em oito anos

0

Motivar atletas, técnicos e transformar vidas. Como? Através do impulso para realizar sonhos, esse é o objetivo do programa Bolsa Técnico e Bolsa Atleta.

 

Desde 2017, a iniciativa somou o valor de R$ 8.479.500,00 investidos na carreira de centenas de atletas e técnicos.

 

Nesse mesmo período, a Fundação Municipal de Esportes (FME Timbó) realizou a assinatura de 323 bolsas-técnico e 949 bolsas-atleta.

 

No ano de 2024, a FME Timbó investiu o valor de R$ 1.350.000,00, beneficiando 48 técnicos e 142 atletas — números recordes no ano.

 

“Cada documento assinado tem, por trás do papel, toda a dedicação da equipe da Fundação Municipal de Esportes para garantir que a documentação esteja de acordo e que o benefício possa ser entregue a quem precisa e, principalmente, quem faz o esporte acontecer, representando o nome de Timbó com orgulho por Santa Catarina, pelo Brasil e mundo afora”, afirma o diretor-presidente da FME Timbó, Marcio Elisio.

 

Em uma reunião solene, realizada no Teatro Municipal do Centro Integrado de Cultura (CIC), reunindo atletas e técnicos, a FME Timbó prestou duas homenagens.

 

A primeira foi ao técnico Wilmar Vailatti, em homenagem a todos os técnicos já contemplados, que atuam diariamente como professores na missão de ensinar e treinar nossos atletas. A segunda foi à atleta Kamylla Ester de Brito, recentemente conquistou a medalha de Prata na Copa Brasil de Marcha Atlética, realizada no Espírito Santo, e garantiu a vaga para representar a Seleção Brasileira de Marcha Atlética, que disputará o Campeonato Sul-americano no dia 10 de março no Recife, em Pernambuco. Ela quem, assim como os demais, representam e orgulham o nome de Timbó!

 

Valores investidos no Bolsa Técnico e Bolsa Atleta por ano:

 

2017 — R$ 716.000,00 (34 técnicos e 64 atletas)

2018 — R$ 825.000,00 (39 técnicos e 97 atletas)

2019 — R$ 1.138.700,00 (38 técnicos e 152 atletas)

2020 — R$ 1.049.000,00 (38 técnicos e 120 atletas)

2021 — R$ 957.000,00 (45 técnicos e 108 atletas)

2022 — R$ 1.212.150,00 (39 técnicos e 130 atletas)

2023 — R$ 1.230.850,00 (42 técnicos e 127 atletas)

2024 — R$ 1.350.000,00 (48 técnicos e 142 atletas)

 

Texto: FME Timbó

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT

Semed Timbó lança ato convocatório para vaga de professor de geografia

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Ato Convocatório para os(as) interessados(as) nas seguintes funções:

 

  • Professor de Geografia Para Ensino Fundamental (Habilitado)
  • Professor de Geografia Para Ensino Fundamental (Não Habilitado)

 

O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

As informações de data, local e horário de comparecimento estão no Ato Convocatório, que você acessa na íntegra aqui.  

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Museu da Música promove exposição “A Mulher na Música”

0

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu da Música de Timbó inicia sua nova exposição temporária, com o tema “A Mulher na Música”.

 

Na exposição será abordado os maiores nomes femininos da música mundial, suas lutas por direitos e a conquista de espaços onde apenas homens podiam atuar. Através da exposição, será mostrado como a história é repleta de mulheres virtuosas que romperam barreiras sociais e se impuseram como compositoras de prestígio, tornando a música uma arte muito mais grandiosa e acessível.

 

A exposição segue até 16 de maio, e contará com imagens, textos e QRCodes para ouvir alguns trabalhos das artistas. Esta é uma das ações comemorativas aos 20 anos do Museu.

 

O Museu da Música está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

 

A entrada tem o valor de R$ 5. Para estudantes é metade. Idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Páscoa no Parque de Timbó terá Caça aos Ovos no dia 16 de março

0

Desde que iniciou, no dia 17 de fevereiro, a Fantástica Páscoa no Parque de Timbó tem encantado a todos que passam pelo Parque Central.

 

E uma das principais e mais aguardadas atrações do evento é a tradicional Caça aos Ovos, que irá acontecer no dia 16 de março, no Parque Central.

 

Os ovos dourados que as crianças encontrarem serão trocados por ovos de chocolate (é limitado a um ovo por criança). A ação acontece das 13h às 17h e será dividida por faixas etárias. Podem participar crianças até 10 anos.

 

Na Caça, elas serão divididas nas categorias: 0 a 3 anos, 4 a 7 anos e 8 a 10 anos.

 

Inscrições

 

A inscrição é feita no próprio local no dia do evento, das 13h às 14h. Uma novidade neste ano, apesar da inscrição gratuita, pede-se a contribuição espontânea de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão repassados para a Assistência Social, que irá destiná-los às famílias atendidas pelo município.

 

É importante a chegada neste horário, pois somente crianças que recebem a pulseira de credenciamento, que estarão numeradas e divididas por cor, estarão aptas à brincadeira. A Caça aos Ovos inicia somente às 14h.

 

Além da Caça aos Ovos, haverá pintura facial, presença do Coelho da Páscoa e a Feira de Artesanato acontecendo no Parque Central.

 

Atrações no Teatro Municipal

 

No dia 16 de março também haverá mais uma grande atração na Páscoa: o espetáculo “O Milagre do Calvário”, com Circolo Trentino di Rodeio. A apresentação será às 19h, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita.

 

Até o dia 24 de março, durante os finais de semana, o Teatro recebe diversas atrações culturais de Timbó e região, sempre com entrada gratuita. A programação completa você pode acessar nas redes sociais da @prefeituratimbo.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: R2 Imagens

Timbó promove Campanha Março Lilás de combate ao Câncer de Colo de Útero

0

O mês de março chegou e com ele, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, promove a importante Campanha do Março Lilás, de conscientização e combate ao Câncer de Colo de Útero. A melhor forma de combatê-lo é prevenindo.

 

O exame preventivo é oferecido em todas as Unidades de Saúde durante o dia. Se você é mulher, tem entre 25 e 64 anos, não deixe para depois, é um exame simples, rápido e a principal forma de detectar lesões que podem levar a doença. Se descoberto a tempo, ele pode ser tratado. Agende o seu exame preventivo com a sua Unidade de Saúde.

 

Dia D

 

Além dos horários rotineiramente ofertados durante todo o ano, para contemplar as mulheres que não podem ir durante a semana, no sábado, dia 16 de março, todas as Unidades de Saúde de Timbó estarão atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente exames preventivos.

 

Os atendimentos serão através de agendamento. Entre em contato com a sua Unidade de Saúde.

 

Saiba mais sobre o Câncer de Colo de Útero e o Exame Preventivo

 

O Câncer do Colo de Útero, também chamado de Câncer Cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), que em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para câncer.

 

Existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença: início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados); e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

 

“A prevenção primária do Câncer do Colo do Útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV. A transmissão da infecção ocorre por via sexual, por meio de abrasões ocasionadas pelo atrito nas mucosas ou na pele. Consequentemente, o uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal e bolsa escrotal”, explica a enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini.

 

Vacinação HPV

 

Luciana também lembra que entre as medidas de prevenção está a administração da vacina HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), que abrange os dois principais tipos responsáveis pelas verrugas genitais.

 

São duas doses para proteção completa, para meninas e meninos entre 9 e 14 anos.

 

As meninas ou meninos não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas Unidades de Saúde para tomar a vacina. É só apresentar um documento de identificação ou a caderneta de vacinação.

 

A vacina e o exame preventivo se complementam como prevenção desse tipo de câncer. Por isso, mesmo as mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo, periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos do HPV.

 

Orientações para o exame preventivo

 

A enfermeira Luciana reforça algumas recomendações importantes, para garantir um resultado correto:

 

Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais;

Não ter realizado ultrassom transvaginal nas últimas 24 horas;

Evitar relações sexuais 24 horas antes da coleta;

Não utilizar anticoncepcionais locais, espermicidas nas 24 horas anteriores ao exame;

Não estar menstruada

“Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê”, salienta.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Campeonato Municipal de Futebol de Areia inicia dia 05 de março

0

No dia 05 de março, próxima terça-feira, inicia a 12ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Areia, promovido pela Prefeitura de Timbó, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) do município.

 

Os jogos iniciam às 18h45, na quadra de areia do Parque Central, e será um total de três jogos por noite na primeira fase. É permitida a participação de atletas a partir dos 16 anos de idade.

 

Haverá três categorias: Livre (com 12 equipes), Feminina (com seis equipes) e Veteranos (com quatro equipes).

 

“Uma competição muito importante, que inicia nosso calendário de eventos esportivos municipais. É um evento muito aguardado, que reúne a comunidade, as famílias que vão torcer. Estamos ansiosos para iniciar os jogos e felizes por promover esse campeonato junto à nossa comunidade e os nossos atletas”, destaca o diretor-presidente da FME Timbó, Marcio Elisio.

 

Confira a tabela dos jogos e informações completas sobre o campeonato clicando aqui. 

 

Texto: FME Timbó

Arte: FME Timbó

Semed Timbó lança ato convocatório para vaga de Auxiliar Operacional em Serviços Gerais de Limpeza e cozinha

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Ato Convocatório para os(as) interessados(as) na seguinte função:

 

  • Auxiliar Operacional em Serviços Gerais de Limpeza e cozinha

 

O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

 

As informações de data, local e horário de comparecimento estão no Ato Convocatório, que você acessa na íntegra aqui. 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Caça aos Livros inicia nesta sexta-feira na Biblioteca Pública Municipal Péricles Prade de Timbó

0

A partir desta sexta-feira, dia 01 de março, a Caça aos Livros está de volta na Páscoa no Parque de Timbó. A ação da Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo e Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade, prevê a troca de livros literários por ovos de Páscoa. A ação é patrocinada pela Ferana Chocolates e Viacredi.

 

Como funciona

 

Levar um livro de literatura novo ou usado para doação até a Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade, que fica localizada na Avenida Sete de Setembro, 414 – Centro. Pode ser novo ou usado.

 

A troca não é de acordo com o número de livros doados, mas sim, por pessoa. É limitado a no máximo três pessoas da mesma família.

 

O recebimento dos livros para troca acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

 

Ali, será rapidamente analisado o estado de conservação da obra e se o livro é de literatura.

 

E pronto, você já leva o seu ovo de páscoa para casa.

 

Traga seu livro

 

A ação segue até o fim do mês de março ou até serem distribuídos todos os Ovos de Páscoa previstos para a ação.

 

O objetivo é movimentar livros que estão sem leitura nas residências, promovendo uma troca dessas obras por ovos de chocolate, oportunizando o incremento do acervo e destacando o papel da Biblioteca de socialização, lazer e cultura.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

Timbó abre dia 5 de março Centro de Atendimento para a Dengue – Veja como vai funcionar

0

A Prefeitura de Timbó, por meio da Secretaria de Saúde, repassa à população a forma como vai funcionar o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD). Ele será instalado no Centro Evangélico Luterano, e estará aberto para receber os pacientes a partir de terça-feira, dia 05 de março, com previsão de atender por 120 dias. Na semana passada, o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, havia anunciado a abertura do CAD no dia 04, mas por causa da instalação do Sistema SUS e toda informatização do espaço, técnicos pediram um dia a mais.

 

Conforme o secretário também já anunciou, a porta de entrada para as pessoas com sintomas de dengue (febre alta com dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar e fraqueza), mas que não possuem nenhuma comorbidade será a Unidade de Saúde de Família (USF) do Bairro.

 

Já os pacientes que pertencem ao grupo com condições clínicas especiais, em risco social ou com alguma comorbidade, devem se dirigir diretamente ao CAD para avaliação clínica. Estão neste grupo as lactentes (até 24 meses), gestantes, adultos com 65 anos ou mais, hipertensos ou que tenha alguma outra doença cardíaca grave, diabéticos mellitus, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asmáticos, obesos, pacientes hematológicos crônicos, com ácido péptica, doenças hepáticas ou com doenças autoimunes.

 

Estrutura: Na quarta-feira, o Comitê Intersetorial para o Enfrentamento da Dengue se reuniu na Policlínica com o secretário Alfredo João Berri, para traçar os últimos ajustes da estrutura de atendimento do CAD. “Estará à disposição da população em torno de 30 leitos, entre camas hospitalares e poltronas, equipe técnica com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, um veículo, bebedouros, computadores e demais materiais necessários para atendimento”.

 

Números atualizados: Até segunda-feira, dia 26, havia em Timbó 163 pacientes notificados, destes: 11 positivos e 5 autóctones (pessoas que contraíram a doença dentro do município). A atualização dos casos será semanal.

 

Serviços:

  • O quê: Centro Especializado de Atendimento para a Dengue de Timbó (CEAD)
  • Local: Centro Evangélico Luterano Cristo Redentor, ao lado da Igreja Matriz Luterana (Rua Prof. Július Scheidemantel, 332, Centro)
  • Funcionamento: média de 120 dias
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
  • Denúncias de possíveis focos do mosquito: ligue ou envie mensagem de Whatsapp: (47) 3380-7254.

 

 

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT

Vigilância Sanitária e Procon Timbó realizam fiscalização em supermercados

0

No intuito de zelar pela segurança e qualidade dos produtos oferecidos à comunidade, a Vigilância Sanitária e o Procon Timbó realizaram nesta semana um trabalho conjunto de fiscalização nos supermercados do município. A ação teve como foco verificar questões como produtos vencidos, acondicionamento adequado e precificação nas prateleiras.

 

As inspeções, que ocorrem periodicamente, visam assegurar que os supermercados estejam em conformidade com a legislação geral e específica de cada segmento. O principal objetivo é garantir a qualidade da informação e dos produtos destinados à comunidade, priorizando a saúde do consumidor.

 

Durante a fiscalização não foram identificados produtos fora das regulamentações estabelecidas. No entanto, foram fornecidas orientações aos estabelecimentos em relação a preços e acondicionamento adequado dos produtos. “Nosso objetivo é promover um ambiente comercial seguro e em conformidade com as normas, garantindo assim a saúde e bem-estar dos consumidores timboenses”, destaca o coordenador do Procon Timbó, Osvaldo Brodwolf.

 

Preço do repelente

 

Uma questão que o Procon Timbó já esteve atento durante as visitas foi o preço do repelente, dada a crescente demanda em meio ao aumento dos casos de dengue na região.

 

Vale ressaltar que, até o momento, não foram recebidas denúncias relacionadas a práticas irregulares de preços nesse aspecto. A equipe permanece atenta a quaisquer indícios de irregularidades.

 

Denúncias

 

A comunidade também pode contribuir, caso perceba uma mudança irregular de preços do produto. As denúncias podem ser feitas ao Procon, através do telefone (47) 3380-7930.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Divulgação

Semana da Milha inicia dia 06 de março em Timbó

0

Entre os dias 06 e 09 de março acontece a Semana da Milha, que será realizada na pista do Complexo Esportivo de Timbó.

 

As inscrições podem ser feitas no dia do evento, junto à organização (com a contribuição espontânea de R$ 15,00 para pessoas a partir de 15 anos).

 

A atividade é aberta ao público e consiste em percorrer a distância de 1 milha – 1.609 metros – e registrar o seu tempo. Desde atletas, comunidade, simpatizantes da corrida, crianças, jovens, cadeirantes até idosos podem experimentar um pouco do esporte ao completar as quatro voltas na pista.

 

A ação acontece de quarta a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. E no sábado, das 7h às 12h.

 

As distâncias variam por idade:

 

Até 12 anos são 400m

De 12 a 14 anos são 800m

A partir de 15 anos são 1.609m (1 milha)

 

Texto: FME Timbó

Arte: FME Timbó

Inscrições prorrogadas para vagas de estágio remunerado na Prefeitura de Timbó

0

Foram prorrogadas até esta sexta-feira, dia 01 de março, inscrições do processo seletivo de estágio remunerado e cadastro de reserva, para atuar no Simplifica Timbó e outros setores da Prefeitura.

 

Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos. As vagas contemplam estudantes de diversos cursos de ensino técnico e superior.

 

A inscrição pode ser feita até dia 01 de março, de forma on-line, através do formulário de inscrição, clique aqui. 

 

Confira quais os cursos contemplados:

 

Ensino técnico em: Administração, Contabilidade, Eletroeletrônica, Gestão de Qualidade, Informática, Recursos Humanos, e/ou áreas afins;

 

Ensino superior e tecnólogo para cursos nas seguintes áreas: Administração, Administração Pública, Agronomia, Análise e desenvolvimento de sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências da Computação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado, Sistema da Informação, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Recursos Humanos, Psicologia e/ou áreas afins.

 

Para conferir todas as datas relacionadas ao processo seletivo, requisitos e documentos, acesse o edital completo, disponível aqui.  

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

Prefeitura e FME Timbó entregam quadra de vôlei com piso modular à Escola Erwin Prade

0

Na tarde dessa quinta-feira, dia 22 de fevereiro, aconteceu, oficialmente, a entrega do piso modular esportivo para a quadra de vôlei à Escola Erwin Prade. O Prefeito de Timbó, Jorge Krüger, acompanhado do diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Timbó, Marcio Elisio, estiveram no local junto à diretora da escola, Cleide Uber Borth, o professor de Educação Física, Kimberley, e os atletas da EVEP e estudantes/jogadores, para conferir de perto a instalação e qualidade do material.

 

“Se trata de um projeto pioneiro dentro da educação e esporte escolar de Timbó. Um investimento merecido à nossa educação e ao esporte, visto que, sim, o piso está instalada na Escola Erwin Prade, mas há jogadores e estudantes de outras escolas que estão aqui treinando também”, destaca o prefeito Jorge.

 

O projeto tem investimento total de R$ 63.840,00, sendo R$ 28.847,50 através de recursos próprios e R$ 34.992,50 oriundos de Emenda Parlamentar, encaminhado pelo deputado estadual, Altair Silva.

 

O momento representa uma grande conquista à direção da escola, promovendo maior qualidade e rendimento nos treinos dos atletas da EVEP (que é bicampeã de voleibol dos Jogos Escolares Sul-americanos) e, também, promove melhor performance nas aulas de Educação Física para os estudantes.

 

“Ficamos felizes em possibilitar a viabilização de um material de qualidade que impacta tanto, e de forma tão positiva, o dia-a-dia de treino dos nossos atletas e estudantes. Além disso, também vai possibilitar a realização de grandes eventos aqui no município”, destaca Elisio.

 

“É uma grande conquista, fruto do olhar atento de uma gestão que se preocupa com a segurança dos nossos estudantes e, também, com o desempenho e qualidade dos treinos dos nossos atletas”, agradece Cleide.

 

Texto: FME Timbó

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

Semed Timbó lança atos convocatórios para vagas de motorista e professor de informática educacional

0

A Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Ato Convocatório para os(as) interessados(as) nas seguintes funções:

  • Motorista
  • Professor de Informática Educacional para Ensino Fundamental (Habilitado)
  • Professor de Informática Educacional para Ensino Fundamental (Não Habilitado)

O número de vagas é de acordo com a necessidade da SEMED Timbó.

As informações de data, local e horário de comparecimento estão nos Ato Convocatório, que você acessa na íntegra abaixo.

Acesse aqui sobre a vaga de motorista 

Acesse aqui sobre as vagas de professor de informática

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT