Fundação de Cultura e Turismo

A Fundação de Cultura e Turismo de Timbó (FCT), sob a coordenação do diretor-presidente Jorge Ferreira, organiza e apoia dezenas de eventos culturais durante o ano, seja em suas dependências ou em outros locais públicos. A FCT tem por objetivo promover a dança, teatro, música, lazer e o acesso às artes plásticas e a todas as formas de literatura, além de incentivar a educação cidadã, constituindo-se como forma de preservar as tradições dos antepassados, os quais, apesar da luta pela sobrevivência e do trabalho árduo, não dispensavam o lazer e as manifestações artístico-culturais, estas que perduram até os dias atuais.

Dentre as atribuições da FCT, estão a de apoiar as atividades de formação artística e cultural; promover estudos e pesquisas sobre história, tradições, arquitetura, folclore e outros aspectos de interesse cultural; incentivar a edição de livros que divulguem tradições histórico-culturais; motivar e patrocinar eventos e espetáculos de arte; criar e apoiar a organização de museus, arquivos, bibliotecas, pinacotecas, discotecas e outros espaços de divulgação cultural. A FCT também se compromete em zelar pela conservação do patrimônio cultural, arquitetônico, cultural e artístico, através de ações de conscientização e valorização; colaborar com os corais, orquestras, bandas e grupos folclóricos; instituir política de resgate, preservação e divulgação do patrimônio artístico e cultural de Timbó. Além destas atribuições, cabe inclusive a FCT instalar novos espaços culturais e realizar cursos, palestras, exposições, estudos, pesquisas e publicações.

Entre os desafios da FCT está a implementação de parcerias entre o Governo e a iniciativa privada. Concretizar e socializar a cultura com incentivos advindos de congregações entre o governo, iniciativa privada e sociedade, podem se feitas principalmente através das Leis de Incentivo à Cultura, criando desta forma um novo cenário, onde a Cultura conviverá na empresa e no governo conjuntamente.

A Fundação de Cultura e Turismo de Timbó compreende:

Turismo: Sob a gestão de Cintia Kaestner Kopsch, o Departamento de Turismo tem a responsabilidade de organizar eventos e promover a diversidade turística, apoiando diretamente o desenvolvimento do município, pela produção limpa e consequente arrecadação que gera o turismo para a cidade.

O Departamento de Turismo apoia a gastronomia, as festas e os bailes públicos que são tradicionais e acontecem todos os finais de semana. O município também é sede do Consórcio Intermunicipal de Turismo, o qual abrange os Municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Website: http://www.turismotimbo.com.br/

Divisão de Cultura: Tem por finalidade promover e coordenar as atividades relativas as Oficinas de Artes Manuais, Escola de Música, Escola de Teatro, Projeto Teatro nas Escolas, Escola de Dança, Projeto Dança nos Bairros, Grão Espaço Cultural (exposições de Arte e lançamentos literários) – anexo Casa do Poeta “Lindolf Bell”, Galeria de Artes “Max Hartmann” (exposições de Arte) – anexo Museu do Imigrante, Cinema e eventos culturais como Exposições, Feiras, Recitais Musicais e Literários, Espetáculos de Dança, Canto, Teatro e outros, além de coordenar todas as atividades e serviços da Biblioteca Pública Municipal “Professor Péricles Prade” e de outros órgãos, como: Banda Municipal “Professor João Muller”, Banda Jovem, Timbó “Big Band”, Grupo Folclórico “Os Cinqüentões”, Orquestra Municipal de Câmara de Timbó, Grupo Vocal “Syahamba”, Corais Mistos: Adulto e Infanto-juvenil da “Sociedade Recreativa e Cultural Timbó”, Grupo Folclórico de Canto “Amici Italiani”, Grupo Teatral “São Francisco de Assis”, Grupos Folclóricos de Dança Alemã “Volkstanzgruppe Blauer Berg” Adulto e Infanto-Juvenil, Grupo de Dança “Andréia Mendes” da FCT e Associação dos Artistas Plásticos de Timbó.

Divisão Histórica e Museológica: Tem por finalidade a conservação e levantamento histórico do Município, bem como estimular e divulgar suas origens e tradições entre outras atividades voltadas a história, além de coordenar o Arquivo Público “Professor Gelindo Sebastião Buzzi”, Museu do Imigrante, Casa do Poeta Lindolf Bell (www.lindolfbell.com.br), Museu da Música – antigo Salão Hammermeister, Patrimônio Cultural – Material e Imaterial e outros serviços ou órgãos que venham a ser criados e ou mantidos pela Fundação.

Divisão de Eventos: Tem por finalidade promover e coordenar eventos diversos, como: FIMTI – Gincola – Gincana entre Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e em comemoração ao Aniversário de Emancipação Política do Município de Timbó, Encontro Estadual de Danças em Timbó, Timbó Em Dança, Festival de Esquetes (Teatro), Feira de Rua do Livro de Timbó, Noite de Todas as Artes, FESCATI – Festival da Canção de Timbó, Timbó Em Canto, Festa do Imigrante, Encontro de Coros e Grupos Vocais, Audição dos Alunos da Escola de Música, Natal de encantos para encantar-te, Passeio das Lanternas entre outros.

Fundação de Cultura e Turismo de Timbó
Telefone: (47) 3382-4170.