Morro Azul: acesso para a qualidade de vida

O Morro Azul – Parque Ecológico Freymund Germer foi reinaugurado no dia 9 de junho de 2005, visando apresentar para as autoridades convidadas, vice-prefeito Dediergo Wolter Filho, primeira dama Ivette Schneider, ex-prefeito Waldir Ladehoff, secretários municipais, funcionários, vereadores e comunidade as alterações na infra-estrutura.
De acordo com a coordenadora do Morro Azul Sandra Regina Batista dos Santos e da coordenadora do projeto Elizabeth Germer, a qualidade de vida é um dos maiores objetivos da administração pública para com o público timboense. Com esse objetivo a Prefeitura de Timbó através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico inaugura um ambiente completamente favorável à vida saudável.
Elizabeth observa que neste local as famílias timboenses poderão desfrutar de passeios ecológicos e caminhadas através de trilhas. Além de terem a sua disposição uma infra-estrutura de qualidade implantada no local. A parceria da Prefeitura de Timbó através do Conselho Municipal de Turismo com o Instituto Ambiental Aracuâ foram determinadas regras para a utilização da área de camping, além da construção de churrasqueiras, banheiros com chuveiros foram efetuadas ainda reformas do galpão de eventos e colocação de mesas fixas. “Tudo para melhor atender a comunidade timboense que é o nosso objetivo de trabalho. Integrar a comunidade com o meio ambiente para que possam dar um salto na qualidade de vida”, observa Sandra.
A coordenadora do Morro Azul lembra que na semana do Meio Ambiente, de 6 á 12 de junho, foi realizado um trabalho com as Escolas. “Queremos que o Morro Azul seja uma extensão da sala de aula além de trabalhar com a integração da comunidade com a natureza”, ressalta Sandra ao observar que todos os interessados em utilizar a área de camping a partir de agora terão que assinar um termo de responsabilidade.
Para os interessados em acampar será cobrada uma taxa de R$ 5,00, sendo exigido que sejam cumpridas algumas regras. Entre elas: o uso exclusivo das áreas destinadas aos campistas, utilizar somente as churrasqueiras dos locais destinados, separar o lixo de forma adequada, orgânico e reciclável, respeitar os outros campistas, aprendendo a ouvir o silencio. Também ficou determinado que o acesso ao topo do morro com veículo será permitido até às 20h e que a cancela de entrada do parque será fechada sempre às 20h. Sandra frisa que o camping não conta com segurança noturna, e a coordenação não se responsabiliza por qualquer dano causado aos veículos e pertences.
Já para a comunidade que deseja passar um dia no Morro Azul e conviver com a natureza o acesso é livre, sem a cobrança de nenhum valor. O parque oferece infra-estrutura para a realização de almoços e venda de alimentos e bebidas. Serviço este coordenado pela comunidade da Mulde.

Morro Azul – Parque Ecológico Freymund Germer
Fica a 18 quilômetros do centro da cidade. É o ponto mais alto de Timbó, com 758 metros de altitude. O topo está equipado com rampa para a prática de vôo livre, estrutura para camping e uma maravilhosa vista. No caminho, entre ruas sinuosas, há muitas casas antigas típicas e centenárias com belas paisagens.