Unidades de Saúde participam de ações para promover saúde bucal

0
282

Com o objetivo de promover a saúde na comunidade timboense, inclusive a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Timbó vem desenvolvendo parcerias com várias instituições públicas da cidade. Uma delas vai acontecer no próximo sábado, dia 07, na Escola de Ed. Básica Profº Juvenal Cardoso Zanella, no Bairro Capitais. A equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde do bairro vai participar do projeto Família na Escola, promovido pela direção do educandário, trabalhando com a comunidade assuntos como escovação, higienização da boca, prevenção de doenças e orientações sobre a saúde bucal.

De acordo com a dentista e coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Timbó, Cristiane Cristofolini, as equipes odontológicas das Unidades de Saúde do município participam ativamente em seus bairros, atuando de acordo com a necessidade local. “Cada localidade tem um perfil epidemiológico singular, e nós adequamos nossa atuação para a realidade de cada bairro em específico”, completou. Semanalmente, uma instituição de ensino da cidade recebe a visita de uma equipe de Saúde Bucal, composta por dentistas e auxiliares, para discutir com os alunos a importância da escovação e rotinas de higiene bucal, além de avaliar a saúde bucal dos estudantes.

Saúde Bucal com os pequenos

Em março, as crianças da turma do maternal do Núcleo de Educação Infantil – NEI Lar da Criança participaram de uma atividade educativa sobre saúde bucal, desenvolvida pela Unidade de Saúde do bairro Vila Germer. A ação, que aconteceu no dia 16 de março, teve como objetivo integrar as ações da Unidade de Saúde com a comunidade, e envolveu encenação teatral, entrega de material para escovação e desenhos para colorir sobre o tema. “É importante criar uma rotina de higiene bucal nas crianças para evitar doenças futuras e garantir melhor qualidade de vida, e a conscientização é o primeiro passo”, comentou Maquiele Flores, dentista da Unidade de Saúde do bairro Vila Germer.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here