10ª Conferência da Assistência define deliberações e prepara atuação para a Conferência Estadual

Nesta quarta-feira, dia 19 de julho, a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social realizou a X edição da Conferência Municipal da Assistência Social, no Centro de Convivência do Idoso. O evento contou com a participação do Prefeito Jorge Kruger, presidente da câmara de vereadores Douglas Marquetti, a secretária de Saúde e assistência Deise Nicholette Mendes, vereadores, demais secretários, representantes das entidades ligadas à assistência, o Pastor Dari Jair Appelt, a representante do Registro Civil de Timbó Marta Deligdisch, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Silvia Fernanda Brandt Dalagnollo, e o representante dos usuários e do conselho da assistência Renaldo Schlei.
A assistente social Quéli Anschau, da empresa Práticas Assessoria,  fez uma breve contextualização da Política de Assistência Social enquanto Política Pública  de Direito  e de responsabilidade dos três entes federados, abordando a importância da Conferência  como espaço  na construção desta política pública, consolidado o SUAS. Provocou uma reflexão a respeito da garantia de direitos socioassistenciais dos usuários na promoção da equidade e da redução das desigualdades. Avaliou-se ainda se a organização das ofertas de serviços e benefícios estão condizentes com as demandas da população e como tem contribuído para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.
Além do tema central, a palestrante realizou uma breve explicação dos temas em cada eixo temáticos: Eixo 1.  A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Eixo 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. Eixo 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Após a explanação, a assessora institucional da política de assistência social Adelma Antunes Ruas de Souza, apresentou a realidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com o tema: o que temos e o que queremos.
No período da tarde foram realizadas as oficinas dos eixos temáticos discutindo as propostas para município, estado e governo federal, apresentadas na Plenária Final para aprovação e deliberação. As deliberações da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social para o Município serão encaminhadas pelo Conselho Municipal à Secretária de Saúde e Assistência Social, ao Prefeito Municipal e integrarão o Plano Municipal de Assistência Social 2018 a 2021. Já as deliberações do Estado e do Governo Federal serão encaminhadas para a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social.
 Foram eleitos também dois delegados governamentais e dois da sociedade civil e seus respectivos suplentes, os quais participarão da Conferência Estadual.