Saúde disponibiliza vacinas para HPV e Meningite C

0
220

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa que já estão disponíveis nas Unidades de Saúde do município as vacinas contra HPV para meninos entre a idade de 12 e 13 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias) e também de Meningite C para adolescentes de ambos os sexos, também com idade entre 12 e 13 anos. É a primeira vez que estas vacinas estão disponíveis no calendário vacinal para este grupo. Elas poderão ser feitas durante todo o ano, mas a orientação é que os pais aproveitem o período de férias para levar seus filhos à Unidade de Saúde do seu Bairro para se protegerem. É indispensável levar a carteirinha de vacinação.


HPV

 

O Brasil é o 1º país da América Latina a implantar a vacina do HPV para os adolescentes do sexo masculino de 12 a 13 anos (13 anos 11 meses e 29 dias). A vacina já é disponível para meninas de 09 a 14 anos. Ela protege contra os 4 principais tipos de HPV (6,11, 16 e 18). O HPV é o principal causador do câncer de pênis e ânus nos homens. Nas mulheres é o principal causador do câncer do colo do útero. Em ambos os sexos pode causar câncer de boca e garganta e também as verrugas genitais. Esta vacina é segura e já está aprovada em 133 países, como EUA, Austrália e Áustria. Para a vacina produzir a proteção o adolescente precisa de duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas.

 

Meningite C

 

Esta vacina já fazia parte do calendário vacinal, mas apenas para as crianças até 1 ano. A partir deste ano, o Ministério da Saúde implantou uma dose da vacina da Meningite C para os adolescentes de 12 a 13 anos (13 anos 11 meses e 29 dias) de ambos os sexos (masculino e feminino). É importante lembrar que Meningite C é uma doença grave, transmitida pelo ar, com evolução rápida, podendo levar a morte.

Assessoria de Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here