Documentário sobre história da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó será lançado nesta terça-feira

0
110

Uma noite para celebrar a música, a história e o talento de Timbó está chegando. Nesta terça-feira, dia 12, às 19h, o Teatro Municipal do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Timbó recebe a estreia do curta-metragem documental “Entre Cordas e Sonhos: O Maestro Hans e a Orquestra”, produção que resgata a história e a trajetória da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó. A exibição contará ainda com a apresentação extra do curta “No Mundo da Lua” e tem entrada de graça.

O documentário, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, apresenta a origem da Orquestra, criada em 28 de novembro de 1997 no então Departamento de Cultura da Prefeitura de Timbó. A formação inicial surgiu do desejo de alunos do professor de violino Paulo Lacerda em tocar em quatro vozes, incluindo violas e violoncelos. Na época, um grupo de flautas, coordenado pelo maestro Hans Hermann Ziel, já se destacava ao interpretar obras barrocas, como “Jesus Alegria”, de Johann Sebastian Bach, e clássicas, como a “Sinfonia Para Crianças”, de Leopold Mozart.

Sob a liderança de Ziel e com a aplicação do método alemão “Gradus ad Parnassum”, o grupo de cordas alcançou elevado nível técnico, permitindo a união das formações de diferentes níveis em uma única orquestra experimental. Com o tempo, o grupo consolidou-se como a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó.

A estreia de “Entre Cordas e Sonhos” é um convite para que a comunidade prestigie a cultura local, celebrando a importância da música na formação artística e na identidade cultural de Timbó.

Serviço
Local: Teatro Municipal do CIC de Timbó (Av. Sete de Setembro, 414, Centro)
Data: 12/8 (terça-feira)
Horário: 19h
Entrada de graça

Assessor: Guilherme Peters/Ascom PMT