A Unidade de Pronto Atendimento 24h de Timbó foi incluído no Projeto Boas Práticas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa qualificar o atendimento nas urgências cardiovasculares, com foco na segurança do paciente e na resolutividade clínica. A primeira capacitação fruto do projeto será promovida nesta sexta-feira, dia 24.
O Pronto Atendimento é administrado desde maio pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura de Timbó. Criado em 2009, o Proadi é uma aliança entre o governo federal e hospitais de excelência estabelecida com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
O Pronto Atendimento de Timbó foi contemplado no Eixo 1 do Proadi que envolve liberação de equipamentos para suporte ao diagnóstico cardiovascular; apoio diagnóstico por cardiologistas 24h, com emissão de laudos de eletrocardiograma (ECG) em tempo reduzido; capacitação da equipe médica, com suporte remoto especializado; e fortalecimento da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio (IAM) e outras urgências cardíacas.
A primeira capacitação da equipe médica será promovida nesta sexta-feira, dia 24, com o tema “O Caminho das boas práticas: processos que transformam a saúde” sendo abrodado pelo médico Carlos Frederico Pinto, especialista em Oncologia e Administração em Saúde e autor do livro “Em busca do cuidado perfeito”. Já os equipamentos viabilizados pelo Proadi-SUS devem chegar até o final de novembro, estima a diretora geral da unidade, Lilian Lucena.
“Essa parceria representa um avanço importante na qualificação do atendimento, ampliando a capacidade de resposta da unidade em casos críticos e promovendo maior segurança clínica para os usuários”, ressalta a diretora.



