O atleta de Timbó Eduardo Radatz, de 19 anos, representa o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, que ocorre em Lima, no Peru, a partir desta sexta-feira, dia 31 de outubro, até o domingo, dia 2 de novembro, em Lima, no Peru. A competição reúne os principais talentos da modalidade no continente, com disputas que serão feitas no Estádio La Videna.
Integrante da equipe de Atletismo de Timbó desde 2021 e bolsista da Fundação Municipal de Esportes (FME), Eduardo competirá na prova de lançamento de dardo, categoria sub-20, destinada a atletas de 18 e 19 anos. A convocação para integrar a seleção brasileira foi conquistada depois de o timboense vencer o Campeonato Brasileiro Sub-20, que ocorreu em Recife, Pernambuco.
Eduardo soma resultados de destaque em nível estadual e nacional. Entre eles, o título dos Jogos da Juventude de 2023, o bicampeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, além do recorde estadual Sub-23 e dos próprios Joguinhos Abertos. Também acumula pódios em diversas edições do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa, nas categorias Sub-18, Sub-20 e Sub-23.
A preparação para o torneio internacional foi intensa. “Foram muitos treinos de força, técnica e potência, sempre buscando melhorar a forma física e evoluir nas marcas”, destacou Eduardo. Com boas expectativas, o atleta afirma estar motivado para alcançar novos resultados. “Quero melhorar minha marca pessoal e, se possível, brigar entre os três colocados no pódio”, completou.
A delegação brasileira é composta por 62 atletas , 31 homens e 31 mulheres, que buscam manter o país como referência no atletismo de base na América do Sul.
Assessor: Guilherme Peters/Secom PMT



