Música, literatura e apresentações culturais marcam a Feira do Livro de Timbó

0
503
Alunos de diversas escolas da região, autoridades, visitantes de diferentes cidades passaram na 13ª edição da Festa do Livro de Timbó. Foram inúmeras atrações culturais, venda e troca de livros incentivando o mundo mágico da leitura. Diversos espetáculos e oficinas foram apresentados nos três espaços destinados à programação: a Tenda Cultural “Lindolf Bell”, que abrigou as principais apresentações, a Arena Literária no Centro do Pavilhão de Eventos e o Espaço Multicultural, onde aconteceram as oficinas, teatro, contações de histórias e o 2º Catarina Comix.
 
A área externa do Pavilhão contou com os grupos de leitores de diversas escolas do município. Enriqueceram o espaço interno, a Exposição Fotográfica “Timbó por trás das lentes” do departamento de turismo de Timbó e a Exposição de Gibis do timboense Fabio Hoffmann. A Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura de Timbó, através da Fundação Cultural, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade e Sesc Blumenau. 
 
“Foram muitos dias de preparação e cinco dias intensos com uma programação para todas as idades. Recebemos inclusive gestores de vários municípios do estado que demonstrando muita admiração pelo espaço e programação. Eles têm o objetivo de implantarem ou aprimorarem o evento em suas cidades”, disse a diretora de eventos da Fundação Cultural Inês Klaumann.
Um dos destaques da feira foi o Concurso de Soletração, novidade deste ano que foi brilhantemente apresentado pelo corpo docente da Uniasselvi. Os vencedores foram: Ketlin Kurth da Silva da Escola de Educação Básica Professor Julio Scheidemantel  na categoria 1 e Juan Lucca Bonacolsi da Escola Municipal Mauricio Germer na Categoria 2.
Além das apresentações, a Feira também contou com lançamento dos livros: “Trapaça” de Marcelo Labes de Blumenau, “Casa da Oma” de Andreia Gustmann Gomes de Pomerode, os infantis “Lorena Pé de Vento”, Gustavo e o Mistério do Jardim e Beto-Carangejo e o Senhor Nardu” de Rodrigo Muller de Indaial, “Dengo Dengo” de Cristiano Moreira de Rodeio e “Suspiros e Momentos” de Cicero Pedro de Melo de Pomerode que compartilharam suas experiências durante todo o período no espaço dos escritores para autógrafos e venda de seus exemplares. A Noite Bell com a final dos concursos culturais, reuniu escolas e familiares para uma noite agradável de declamação de poemas.
Na quinta à noite, os grupos Grupo Uni Duni Tê de Contadores de Histórias da Fundação Cultural de Timbó e o Grupo Monteiro Lobato da Escola Municipal Padre Martinho Stein apresentaram os espetáculos: “Pinóquio e Suas Aventuras” e “A Cartinha do Polegar”. Já na sexta, a tradicional Sopa de Letrinhas foi o destaque da noite com um buffet de sopas delicioso, ao som dos alunos da Escola de Música e Arte de Timbó – MUSICARTE. 
O sábado foi movimentado pelo Show “Cirandinha” com a Nana Toledo que encantou os pequeninos. Em seguida os lançamentos dos livros e o Sarau Poético, conquistaram aplausos do público. Além dos destaques Marcelo Labes e Fernando Jaepelt, a feira recebeu a presença da blumenauense Carol Wurlitzer que veio especialmente para encantar o Sarau.  O Aulão de Zumba com todos os Zin´s fantasiados de cosplayer´s animou a galera, que aguardava o Concurso de Cosplay.  Cerca de 16 participantes fantasiados disputaram as colocações. 
À noite, com uma apresentação de tirar o fôlego, 25 candidatos subiram ao palco para interpretar as mais belas canções durante o evento “Timbó em Canto”, que apresentou duas categorias. 
A manhã de domingo reuniu a melhor idade com a presença dos grupos de dança Senior “Baila Comigo” e o “Meninas Alegres de Timbó”, Grupo Folclórico “Os Cinquentões” e os jogos motivacionais com a escola Supera de Timbó, além da Oficina de Kandinski da mineira Denise di Mirah, que ofertou a oficina em 5 horários distintos na feira. 
A tarde iniciou com a contação do Livro “A Casa da Oma”, seguido de apresentações de danças de diversos grupos de Timbó que teve até homenagem especial ao dia dos pais com coreografia específica para os papais. Após as apresentações, o grupo de flautas doces da Fundação Cultural de Timbó, Coral Juvenil da Sociedade Recreativa e Cultural Timbó e a Banda Jovem Pró-Música também de Timbó, parceira entre SEMED, Fundação Cultural e Banda Municipal Professor João Müller realizaram mais um espetáculo.
 
 
2º Catarina Comix Festival
 
A Feira do Livro deste ano trouxe o 2º Catarina Comix Festival, que reuniu admiradores de HQs, mangás, quadrinhos alternativos e independentes, fanzines, artes ligadas à HQs, com profissionais da área vindos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Henri Schutze, Henry e Fafá Jaepelt, recepcionaram os convidados e fizeram a integração, bem como a organização das oficinas no espaço multicultural. O evento foi registrado para um curta realizado pelo gaucho Paulo Kobielski, um dos participantes da edição da feira.
O filme documentário com o nome “Fanzine Tchê: 30 Anos de Resistência”, vai mostrar o pioneirismo durante toda sua longa jornada no Brasil. Vai conversar com o seu principal editor e idealizador, Denilson Reis, e outros artistas que colaboraram para a relevância desta publicação, além de focar o quanto essas parcerias renderam e se converteram em grandes amizades que perduram até os dias de hoje, trinta anos depois. Será um resgate de memórias desses verdadeiros heróis da resistência. A proposta central da produção do documentário é apresentar um filme com boa qualidade técnica e estética, e que permita o alcance da obra a um público de dentro e de fora do movimento fanzineiro.
 
Confira os resultados:
Vencedores do Concurso de declamação
 
Categoria 1:
!º lugar – Maysa Gabrielly Dalpiaz
2º lugar – Joshua Vincent Garcia
3º lugar – Julia de Borba Belarmino  
                    
Categoria 2
1º lugar – Anna Sofia Scoz Segundo  lugar:
2º lugar – Djéssika Dandara Bertram
3º lugar –  Lucas Castro dos Santos                       
 
Categoria 3
1ºlugar – Bruna Marcelino
2º lugar – Laís Manuelli Loppnow
3º lugar – Juan Lucca Bonacolsi                       
 
Categoria 4
1º lugar – Nathalia Cristine Jennrich
2º lugar – Luiz Gustavo Klitzke
3º lugar- Matheus Martins Camargo                       
 
Categoria 5
1º lugar – Djenyffer Danielle Voight
2º lugar – Luisa Butzke Santiago
3º lugar – Peterson Zagari da Silva                       
 
Categoria 6
1º lugar – Iracema Teresa Moreira
2º lugar – Eric Tomás Pellin
3º lugar – Felipe Rodrigues Palhano de Oliveira                        
 
Vencedores do Concurso Literário
 
Categoria 1
1º lugar – Emily Louise Tomaselli 
2º lugar – Yurgen Slomp
3º lugar – Emanuely Beatriz Ribeiro dos Santos                       
 
Categoria 2
1º lugar  – Giovana Hennich
2º lugar – Ana Juliana do Nascimento Almeida
3º lugar – Beatriz Larissa Wetzel                       
 
Categoria 3
1º lugar – Dyrlan Teste
2º lugar – Alínea Lais Nunes
3º lugar – Tiago Rafael Ittner                       
 
Categoria 4
1º lugar – Larissa Floriani Paul
2º lugar – Roseli Barma Leitzke
3º lugar – Gláucia Pupo Enclo Prestes
 
Vencedores do Concurso de Soletração
Categoria 1
Ketlin Kurth da Silva
Escola: E.E.B Professor Júlio Scheidemantel
 
Categoria 2
Juan Lucca Bonalcolsi
Escola: E.M. Maurício Germer
 
Vencedores Timbó em Canto – 2017
Categoria 1 ( até 12 anos)
 
1º Lugar – Juan Lucca Bonacolsi de Timbó, da Escola Municipal Maurício Germer
2º Lugar – Eduarda Florencio de Timbó, da Escola Municipal Padre Martinho Stein
3º Lugar – Cristiano Florencio Junior de Timbó, da Escola Municipal Padre Martinho Stein
4º Lugar – Vanessa Aparecida Fusinato de Apiúna, da Escola Básica Municipal Victoria Cerutti Petters
5º Lugar – Paloma Graciela Spiess de Rodeio, da Escola de Ensino Fundamental Senador Francisco Benjamin Galotti
 Revelação: Juan Lucca Bonacolsi de Timbó, da Escola Municipal Maurício Germer
 
 Categoria 2 (13 anos a 17 anos)
 
1º Lugar – Roberta Dalponte de Rodeio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio
2º Lugar – Fernando de Castilho Moraes de Doutor Pedrinho, da Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte
3º Lugar – Jakeline Martins de Doutor Pedrinho, da Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte
4º Lugar – Aira Adrieli Borchardt de Timbó, da Escola Municipal Professor Nestor Margarida
5º Lugar – Jefferson Nilson Souza de  Apiúna, da Escola de Educação Básica São João Bosco
Revelação: Nicanor Souza Neto de Apiúna, da Escola de Educação Básica São João Bosco
Confira os resultados do Concurso de Cosplay
Categoria 2 – Juvenil
1º lugar – Fabiane Venske – 
2º lugar – Luana Eduarda Ruediger – 
3º lugar – Luiza Balk Hermann – 
Categoria 3 – Adulto
1º lugar – Carina Schumann – 
2º lugar – Pamela Elisa Ribeiro – 
3º lugar – Ana Flavia Marques – 

Assessoria de Comunicação 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here