A Prefeitura de Timbó, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está aprimorando o atendimento de saúde da cidade com a implementação do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR). Nesta semana, nos dias 4, 5 e 6, a enfermeira Maria Bráulia Fares, da Gerência de Atendimento Pré-Hospitalar Fixo (GEAPF) da SES, esteve presente na Unidade de Pronto Atendimento para orientar enfermeiros no uso do PCACR.

Desenvolvido pelo governo de Santa Catarina, o PCACR utiliza critérios para classificar pacientes em cinco níveis de prioridade, identificados por cores, facilitando o acesso qualificado às emergências. O objetivo é assegurar que cada paciente seja atendido de acordo com a gravidade de seu estado de saúde, otimizando recursos e promovendo um atendimento mais eficiente.
O PCACR foi definido, em 27 de março de 2025 e faz parte da Rede de Atenção às Urgências do SUS, reorganizando os processos de trabalho para oferecer um atendimento mais humanizado. A implementação do PCACR não se limita ao protocolo em si, mas também inclui treinamentos contínuos e acompanhamento dos resultados obtidos.
Assessor: Guilherme Peters/Ascom PMT




