O SAMAE, junto às equipes da Prefeitura Municipal e do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, realizou na manhã desta quarta-feira, 30 de março, uma ação de limpeza no Rio Benedito.

Dentre os itens recolhidos estavam: cadeira de ferro, isopor, pedaços e sacolas de plástico, tambor, lata de tinta, capacete, pedaços de madeira, móveis e ferro.

Participaram do mutirão o prefeito Jorge Kruger; o Executivo de Gabinete, Andrei Kayo Lamin; o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Ricardo Longo Orsi; a presidente do GIEA, Carla Soraya Groni; a assessora de comunicação da Prefeitura, Raquel Briana Piske; o auxiliar operacional do SAMAE, Magno Hoffmann; a estagiária da autarquia, Maike Letícia Link e a assessora de comunicação, Aline Christina Brehmer.

Conscientização

As atividades de limpeza iniciaram nas imediações do Museu da Música e foram encerradas no Parque Henry Paul. Essa é uma ação relacionada ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, que tem como principal objetivo conscientizar a comunidade a respeito da preservação de um dos recursos naturias mais essenciais à vida: a água.

“Ainda que em pouco volume, encontramos uma quantidade de resíduos que estavam poluindo nossas águas. O que solicitamos à comunidade é que cada cidadão e cidadã contribua fazendo sua parte. O SAMAE, além de fazer a coleta convencional, também disponibiliza de agendamento de móveis e eletrodomésticos, que são recebidos pelo Ecoponto. A água do Rio Benedito é consumida por todos nós e precisa ser preservada”, orienta o prefeito Jorge Kruger.

Maike complementa reforçando que todas as ações do SAMAE têm como principal objetivo promover, cada vez mais, a qualidade de vida da população.

“Claro que toda água fornecida recebe tratamento e passa por inúmeros testes que garantem sua qualidade, porém, esse cuidado já começa com as nossas atitudes, no nosso dia a dia. A conscientização é e sempre vai ser um trabalho contínuo e estaremos aqui para que essa mensagem, sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente, nunca deixe de ser lembrada”, diz.

Educação ambiental

O diretor do setor de Meio Ambiente, Ricardo, destaque que, em parceria com o SAMAE, diversas palestras voltadas à Educação Ambiental têm sido realizadas nas instituições de ensino de todo o município e trazem a mesma mensagem da ação de hoje: o impacto que os resíduos possuem no meio ambiente, se tornando poluentes, e quão importante é fazer seu descarte da forma correta.

“Parece que não é muito, mas vamos imaginar que todo esse lixo continuasse poluindo nossas águas, não é mesmo? Vivemos em uma cidade que é referência na qualidade de vida e todos nós temos deveres a cumprir como cidadãos nesse sentido”, afirma.

Ecoponto e agendamento de coleta

O município de Timbó disponibiliza de um agendamento de coleta, destinado às pessoas que possuem móveis ou eletrodomésticos para descarte (ou doação) e não tem como levá-los até no Ecoponto. O agendamento pode ser feito ligando no número (47) 3380-7532.

O Ecoponto de Timbó está localizado na Rua Rio Grande (final do beco), no Bairro dos Estados. É um espaço que recebe, além de óleo de cozinha, metal, vidro e papel, móveis e eletrodomésticos. Seu atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O telefone para contato é o (47) 3380-7540.

Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó

Fotos: Raquel Piske/Ascom PMT