Tem alguma lâmpada queimada que precisa descartar? As lâmpadas fazem parte da Logística Reversa e, por lei, não podem ser descartadas junto com os materiais recicláveis, devendo ser levadas até o estabelecimento de onde foram adquiridas. Por essa elas não devem ser colocadas dentro das embalagens da coleta seletiva do SAMAE Timbó.

Mas há, em Timbó, dois locais onde esse descarte pode ser feito de forma correta. A Associação Empresarial do Médio Vale do Itajaí (ACIMVI), em parceria com a associação Reciclus, instalou um ponto de coleta de lâmpadas usadas/queimadas na empresa Gessner Materiais de Construção (a qual cedeu espaço para essa finalidade) que fica localizada na Rua Gustavo Milchert, número 70 — Bairro Imigrantes.

O descarte na empresa pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h30 e aos sábados das 7h45 às 12h15.

Outro local que tem ponto para fazer esse descarte é a Cooper, que fica na Avenida Aristiliano Ramos, número 465 – Bairro das Capitais. O ponto de coleta fica na garagem do segundo andar e está disponível para receber as lâmpadas de segunda a sábado, das 8h às 12h e aos domingos, das 8h às 21h.

Seja consciente e faça a sua parte! Dê o destino correto às suas lâmpadas entregando-as no o ponto de coleta adequado.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece que os consumidores deverão efetuar a devolução das lâmpadas aos comerciantes ou distribuidores de onde a adquiriram que, por sua vez, devem encaminhar os itens devolvidos aos respectivos fabricantes ou importadores, para que seja feita a destinação final adequada, sem prejudicar o meio ambiente. Por essa razão, lâmpadas não devem ser descartadas junto ao material reciclado.

Reciclus

Reciclus é uma associação é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta, conforme as normas ambientais vigentes.

 

Assessora: Aline Brehmer/Samae Timbó

Foto: Aline Brehmer/Samae Timbó

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here