Na última segunda-feira, dia 03 de maio, iniciou nas escolas de Timbó a Olimpíada Escolar de Desafios, promovida pela Fundação Municipal de Esportes (FME).

“Em meio a pandemia e muitos decretos, criamos uma alternativa para movimentar o esporte dentro das escolas para nossas crianças”, diz o presidente da FME, Marcio Elisio. A intenção também é manter a conexão da comunidade escolar com a FME, já que eventos tradicionais do calendário esportivo que envolvem esse público não podem ser realizados neste momento, como o JESTI e Moleque Bom de Bola.

Com a participação de quase cem por cento das instituições, a Olimpíada abrange escolas das redes municipal, estadual e particular. Yasmine Sabrina Ruprecht Lorenz, coordenadora do projeto, explica que ao elaborar uma atividade como essa, em meio a pandemia, envolveu vários obstáculos e muitas conversas com professores para que tudo fosse feito da melhor forma possível e segura. “A gente decidiu montar alguma atividade que eles pudessem interagir, que não deixasse de ser uma interação entre todas as escolas, mas sem deixar de respeitar as medidas de saúde por conta da pandemia”. Segundo ela, alunos e professores têm abraçado muito bem a iniciativa.

Como funciona

Voltada para alunos entre o 4° e 9° ano, a Olimpíada consiste em desafios, que serão feitos durante o horário das aulas de Educação Física em cada escola, sem prejudicar o planejamento dos professores. Devido a organização das turmas, com aulas presenciais divididas, uma semana cada parte da turma vai para a escola, cada desafio dura quinze dias. Assim, todos os estudantes tem oportunidade de participar.

São cinco desafios no total: chute ao gol, embaixadinha, teste de Léger (20m, vai e vem), circuito de atletismo e pulo de corda. O desafio é observar qual escola e aluno fazem o maior número de repetições de um determinado desafio dentro de um tempo estipulado.

Para fazer o controle e gerar os resultados, os professores enviam as pontuações feitas, de cada turma, para a FME. A cada desafio será feita uma premiação individual, a qual cada escola vai eleger os cinco melhores meninos e as cinco melhores meninas. Ao final, as escolas participantes irão receber um troféu de participação.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT