Mais uma vez Timbó é referência na Educação. Amanhã, sexta-feira, dia 16 de julho, acontece o lançamento do mais novo programa de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Google for Education, cuja implantação vem sendo estudada e preparada desde 2019. A SEMED adquiriu 1.380 chromebooks e seis telas touchscreen de 75 polegadas – como se fossem quadro negros – o que é uma novidade para uso em escolas públicas no Brasil. Esses equipamentos permitirão o acesso a todas as ferramentas do ambiente Google voltado à educação. O lançamento desta novidade terá transmissão a partir das 8h da manhã desta sexta-feira, pelo Youtube e Facebook da Prefeitura.

Tecnologia de ponta

Cada professor que atua em Unidades Pré-Escolares e Escolas de Ensino Fundamental e cada educadora de Núcleos de Educação Infantil receberá, como empréstimo, um Chromebook – um computador portátil de última geração com tela sensível ao toque. Ao final do ano letivo, em caso de encerramento do contrato, o Chromebook deve ser devolvido à SEMED.

Os estudantes também terão chromebooks à disposição. Cada Escola Municipal e Unidade Pré-Escolar irá receber uma quantidade de dispositivos proporcional ao número de estudantes, para os professores usarem com os alunos nas atividades escolares.

As seis escolas municipais também serão equipadas com a tela touchscreen interativa de 75 polegadas. Essas telas gigantes podem se mover, possibilitando seu deslocamento de uma sala de aula a outra. Esta é a primeira vez que este modelo de tecnologia importada é usado em escolas do Ensino Fundamental no país.

Formação Continuada Google

Além de inserir as tecnologias nas escolas, a Secretaria também se preocupou em ofertar formação para os profissionais que atuam nestas instituições. Por isso, também foi adquirido um curso com certificação da Google, voltado à equipe técnica, gestão escolar e corpo docente. Cada um dos cerca de 300 profissionais da rede municipal receberá este pacote de 80 horas de formação on-line.

Os professores também terão à sua disposição, ao longo do ano, um suporte técnico pedagógico. Quando algum professor tiver dúvidas sobre como preparar uma aula com as novas ferramentas tecnológicas, ele poderá contatar a equipe da GetEdu, que representa o Google for Education no Brasil.

No recesso escolar que começa na próxima semana, os professores já poderão levar o Chromebook para casa para explorar a nova tecnologia e planejar suas aulas para o próximo semestre letivo.

Mais novidades

Em cada uma das seis escolas, a Google personalizou uma sala de aula. Como Timbó é pioneira no país em adotar o uso de todas estas ferramentas, o município deve continuar a receber novidades da Google.

Suporte

A SEMED também garante que nenhum profissional ficará sem equipamento. Se algum Chromebook apresentar problema, a Secretaria possui dispositivos reserva para fazer a substituição imediata. Os aparelhos com problemas serão enviados para manutenção, o que também está previsto no contrato de aquisição.

Assessores: Raquel Piske/Sócrates Prado/Ascom PMT

Fotos: Waldemar Neto/Ascom PMT