Na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, Timbó estará participando da 1ª Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação na Educação, em Florianópolis. O município foi um dos selecionados para falar sobre o intercâmbio de Integração nas Unidades Pré-Escolares.  A Mostra é promovida pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e a Câmara Técnica de Educação.

A assessora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Timbó (SEMED), Denise Klotz explica que a integração na educação infantil, com o uso de ferramentas tecnológicas, com as suas intencionalidades pedagógicas, possibilita vivências interativas com a literatura, a musicalização e as brincadeiras.  “Essa prática se entrelaça aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças pequenas e perpassa os diversos campos de experiências e competências do currículo da infância, e estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a interação, colaboração e empatia”.

O secretário de Educação, Alfroh Postai destaca que mais uma vez Timbó está sendo destaque pelos seus projetos inovadores na educação. “O Circuito de Integração das UPEs é um evento que já realizamos há alguns anos. Neste ano, devido a pandemia, decidimos fazê-lo de forma on-line, com todo o potencial que o projeto Google For Education nos proporciona”.

Estarão presentes no evento o prefeito Jorge Krüger, o secretário de Educação, Alfroh Postai, a assessora de Educação Infantil, Denise Klotz, e as articuladoras pedagógicas Flavia Menestrina Withoeft e Rita Janaina Tristão.

3º Circuito de Integração das Unidades Pré-Escolares de Timbó

Neste ano, a terceira edição do Circuito de Integração das Unidades Pré-Escolares (UPEs) aconteceu entre os dias 22 de setembro e 03 de novembro, com três encontros semanais.

Entre as atividades de integração das Unidades estavam as literaturas da infância, com contação de histórias, rimas, parlendas, adivinhas, recreação e musicalização. As mais de 900 crianças matriculadas nas 12 UPEs da rede municipal participaram e interagiram, através do Google Meet.

Houve a troca de brindes entre as UPEs, com a entrega de sementes frutíferas, quando os pequenos tiveram a oportunidade de realizar o plantio. “Vivenciamos momentos ricos de experiências, de acolhimento e alegria”, conta a professora responsável da UPE Primavera, Adriane Bisewki.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Divulgação SEMED Timbó