Nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, data em homenagem ao nascimento do sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. O órgão realiza um importante serviço de eliminação e prevenção de riscos à saúde.

Nestes primeiros sete meses de 2021, a Vigilância Sanitária de Timbó já realizou mais de 12 mil atendimentos à população. Entre os serviços que se destacam está o trabalho de eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Durante este período, a equipe já fez cerca de 10 mil visitas em residências e estabelecimentos no município.

Outros serviços prestados ainda pelo órgão são: Carteira de Saúde para Manipulador de Alimentos; Coleta de água tratada e alimento; Licença de transporte; Atendimento a Reclamações e Denúncias; Orientação, controle e inspeção em empresas (pessoas jurídicas e autônomos); Baixa de responsabilidade técnica. Estes somam mais de 2 mil atendimentos.

A Vigilância ainda tem diversos serviços on-line, que podem ser solicitados através do portal timbo.atende.net, entre eles estão: Concessão de Alvará Sanitário (Revalidação e alvarás sanitário novos); Licença para o comércio de alimentos em eventos festivos; Licença para a vacinação extramuro esporádica; Certidão de inexigibilidade; Inspeção mensal de notificações de receita (RMNR) e balanço de medicamentos psicoativos (BMPO); e Baixas de empresa. Os serviços on-line representam mais de 1300 solicitações nestes primeiros sete meses.

Mais segurança

O coordenador da Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Brás Busarello, aponta que a Vigilância também tem se destacado em outras duas principais frentes. A primeira delas é relacionada a pandemia da Covid-19. “Com a pandemia, a rotina dos servidores da Vigilância Sanitária mudou muito. A equipe técnica também tem trabalhado constantemente na discussão e análise dos novos protocolos de segurança, que estão em frequente mudanças”.

A outra frente de trabalho é na concessão de alvarás sanitários. A Vigilância tem a participação efetiva no processo de abertura de novos empreendimentos, para garantir mais segurança. “Nossas ações buscam mostrar para as pessoas que a regularização é viável a todos e ela é muito importante para a proteção da saúde de todos os envolvidos. Não existe motivo para ficar na clandestinidade, a economia pode crescer com segurança”, explica Busarello.

Vigilância Sanitária de Timbó em números (01/01/2021 a 03/08/2021)

– Serviços online, no site timbó.atende.net:

  • Concessão de Alvará Sanitário (Revalidação e alvarás sanitário novos): 1081
  • Licença para o comércio de alimentos em eventos festivos: 10
  • Licença para a vacinação extramuro esporádica: 19
  • Certidão de inexigibilidade: 31
  • Inspeção Mensal de Notificações de Receita (RMNR) e Balanço de Medicamentos Psicoativos (BMPO): 121
  • Baixas de empresa: 50

– Serviços presenciais:

  • Carteira de Saúde para Manipulador de Alimentos: 531
  • Coleta de água tratada e alimento: 144
  • Licença de transporte: 48
  • Atendimento a Reclamações/Denúncias: 222
  • Orientação, controle e inspeção em empresas (pessoas jurídicas e autônomos): 1081
  • Baixa de responsabilidade técnica: 11
  • Dengue: em média 10 mil visitas

Serviço

A Vigilância Sanitária atende junto à Policlínica de Referência, na rua Aracaju, 60 — Centro. Os telefones para contato são: (47) 3380-7254; 99108-1669 ou 99195 2785.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here